Evora

Companhia de Dança de Évora estreia “Ensaio sobre a Cegueira” em Lisboa

Companhia de Dança de Évora estreia “Ensaio sobre a Cegueira” em Lisboa Diário do alentejo
Regional 17 Set. 2020

De acordo com a notícia avançada pela RTP, a Companhia de Dança Contemporânea de Évora vai estrear-se, no sábado, no ROOF Dance Festival, em Lisboa, com "Ensaio sobre a Cegueira" baseada na obra com o mesmo título de José Saramago

Trata-se de uma obra, com coreografia de Nélia Pinheiro, da CDCE, resultante “do culminar de um percurso de experimentação coreográfica em torno do comportamento humano perante situações de crise, violência e isolamento”, conforme explicou a companhia.

Os conflitos interiores, o medo, o individualismo como forma natural de existir, as questões éticas e morais associadas ao comportamento em sociedade, elencam a natureza temática e comportamental dos intérpretes”, acrescentou a CDCE, em comunicado enviado à agência Lusa.

Em cena, através da interpretação de três bailarinos, que assumem diferentes personagens da obra do escritor José Saramago, “a natureza humana é exposta de forma crua, sem emoção, para suscitar ativação do espetador”, frisou.

A peça coreográfica, que já teve uma primeira versão no verão de 2019, então apresentada em Évora, fruto de uma coprodução entre a CDCE e aquela câmara municipal alentejana, foi alvo de novo trabalho de criação, mantendo agora “apenas o nome e a coreógrafa”, realçou à Lusa Rafael Leitão, da companhia de dança.

Houve uma primeira apresentação no ano passado, no Mercado de Évora, mas agora trata-se de uma peça completamente nova. o tempo de duração é diferente, o elenco também mudou e incorporou mais um elemento, os autores dos figurinos, do desenho de luz e da coreografia são os mesmos, mas o que produziram é totalmente novo”, disse Rafael Leitão.

O público pode “observar o espetáculo em três frentes”, indicou a CDCE, referindo que a criação, “além da dança, inclui um trabalho de exploração verbal e sonoro do texto de José Saramago”.

A estreia de “Ensaio sobre a Cegueira” no ROOF Dance Festival, em Marvila, Lisboa, está agendada para as 21:30 de sábado, seguindo-se uma apresentação, no dia 25 deste mês, à mesma hora, em Oeiras (Lisboa), no Auditório Municipal Eunice Muñoz.



 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31