29 Nov. 2021
Nuno Rocha
Ponto de Contacto
11:00-13:00

Alentejo

Conheça as construções pouco comuns imperdíveis no Alentejo

Regional 24 Out. 2021

O Alentejo é a maior região de Portugal, sendo conhecido em diversas àreas como as suas paisagens, a sua história, os seus vinhos, o seu património edificado que remonta a milhares de anos atrás. Dentro da sua vasta cultura e história, há vários edificios com construções curiosas e histórias imperdíveis.

Capela dos Ossos – Évora


Esta capela tem as paredes e pilares revestidos por milhares de ossos e crânios reais retirados de cemitérios locais. Esta atração turística inusitada, fica junto à Igreja de São Francisco, em Évora, tendo sido construida no século XVII. Logo na entrada, há uma mensagem no minímo sinistra, que diz “Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos”. 

Igreja de Nossa Senhora da Anunciação – Mértola Foto: National Geographic


Ao inicio a igreja parece normal, até que percebemos que a entrada é na lateral da igreja, sendo por isso diferente das construções cristãs. E sabe porquê? Mértola foi uma cidade árabe, e esta igreja, há cerca de dois mil anos, era uma mesquita e por isso foi projetada para que os muçulmanos pudessem o local de oração direcionado para meca e com todo o devido espaço.

Cromeleque dos Almendres – Évora


Este monumento megalítico consiste em 95 monólitos de pedra dispostos em formato circular e em perfeito estado de conservação. O mais curioso deste monumento é que ainda não se tem certeza do que ele era. Pelo menos até agora não há nada que comprove a sua "função", no entanto há várias teorias. Fique ainda com a nota de que este monumento é mais antigo que o famoso Stonehenge, em Inglaterra.

Sinagoga de Castelo de Vide- Foto: PBase


Em Castelo de Vide está um edifício que guarda uma parte importante da história dos judeus alentejanos. Esta sinagoga foi construída no século XIV, aquando da existência de uma comunidade  judaica na região. Foi restaurada em 1972, e hoje funciona como um museu dedicado à história judaica do vila.

Cais Palafítico da Carrasqueira - Alcácer do Sal Foto: Turistas Lupa


Este é um local genuinamente alentejano e com um visual bastante curioso, sendo a sua construção muito mais recente. O cais, situado em Alcácer do Sal, é um verdadeiro labirinto de tábuas e estacas de madeira. Os próprios locais ergueram a estrutura para facilitar o acesso aos barcos mesmo em períodos de maré baixa. 

Fonte: Qualviagem-C/ Eliria Buso/

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30