Evora

Conselho Local de Ação Social de Évora conta com mais duas novas entidades

Conselho Local de Ação Social de Évora conta com mais duas novas entidades CM Évora
Regional Escrito por  27 Fev. 2022

As Delegações de Évora da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) e da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) são os membros mais recentes do Concelho Local de Ação Social de Évora (CLASE), admitidas após votação por unanimidade ocorrida na reunião deste órgão realizada no dia 22 de Fevereiro, nos Paços do Concelho.

Esta reunião, presidida pelo Vereador da Câmara Municipal de Évora, Alexandre Varela, iniciou-se com as apresentações das duas entidades feitas pela Coordenadora da Delegação de Évora da SPEM, Margarida Navalhinhas e pelas Coordenadoras do Grupo de Apoio de Évora da LPCC, Custódia Falcão e Eduarda Pé-Curto.

Além da apresentação das instituições, as dirigentes falaram também do vasto e meritório trabalho que desenvolvem na prevenção destas patologias e no apoio aos doentes e suas famílias. Um trabalho de ajuda aos outros, de forma voluntária, que o Vereador agradeceu e ao qual prestou o seu reconhecimento público em nome de todos.

Os trabalhos prosseguiram com a apresentação do Relatório Semestral/Anual do Projeto Vidas Ativas 4G desenvolvido no âmbito do Contrato Local de Desenvolvimento Social de 4ª Geração, feita pela técnica Otília Emílio (APPACDM) que informou sobre o trabalho que foi dinamizado durante 2021. Recorde-se que este projeto, do qual a autarquia eborense faz parte, assenta num conjunto de parcerias destinadas a promover a inclusão e potenciar o nível de qualificação, empregabilidade local e a capacitação dos cidadãos mais fragilizados.

O balanço de execução do Plano de Ação do CLASE e do Plano de Desenvolvimento Social/2021 foi feito pela Chefe da Divisão de Intervenção Social e Educação camarária, Helena Ferro, e o das Unidades de Rede, pela técnica da DEIS, Ana Abrantes, ambas igualmente membros do Núcleo Executivo do CLASE.

Deste vasto trabalho, destacam-se algumas notas como o prolongamento de ambos os planos em 2022, nomeadamente devido aos constrangimentos advindos da pandemia. Apesar disto, verificou-se que a maioria das metas inscritas em cada plano foram executadas. Os conselheiros receberam também a informação de que estão em fase de conclusão três novos centros de convívio, da possibilidade de surgirem no terreno algumas respostas inovadoras no que concerne às pessoas sem-abrigo e foi destacado também o trabalho relacionado com os cuidadores informais, destinado a conhecer a realidade no Concelho.

Também foi prestada informação sobre o trabalho realizado no âmbito das Unidades de Rede de Saúde Mental, Envelhecimento Positivo, Inclusão e Diálogo Intercultural e Grupo de Trabalho para a Deficiência, nomeadamente um conjunto de ações executadas e algumas que não foi possível executar devido à pandemia.

Nuno Rosmaninho, Coordenador do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo de Évora (pertencente ao CLASE) apresentou também os resultados obtidos no âmbito do Plano de Ação do NPISA de Évora no ano de 2021.

Antes do encerramento da reunião, o Presidente do CLASE, Alexandre Varela, aproveitou ainda para agradecer e saudar este trabalho em parceria desenvolvido ao longo de 2021 no Concelho para concretização dos diversos objetivos propostos, considerando que só foi possível através do trabalho em Rede.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31