Alentejo

CTT encerram sem aviso prévio e presidente da CIMAC exige “a dignidade devida ao poder local” no processo (c/som)

Publicado em Regional 06 dezembro, 2018

Os presidentes das câmaras municipais do distrito de Évora, numa tomada de posição aprovada pelo Conselho Intermunicipal da CIMAC (Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central), manifestaram a sua «total discordância» com o encerramento de estações dos CTT na região e a sua transformação em Postos de Correio, defendendo tratar-se de uma medida «estritamente economicista».

Em declarações à Campanário, José Calixto, presidente da CIMAC, afirma que “o que está a acontecer muitas vezes é que de sexta-feira para segunda-feira se encerra uma estação de CTT e se abre um posto privado e isso não corresponde aquilo que os autarcas pretendem ver nos seus concelhos”.

A privatização de um serviço público “é mau”, mas “a forma como se está a fazer nalguns casos é ainda pior”

 

José Calixto pede que “haja no processo a dignidade devida ao poder local”, afirmando que “não se encerra uma estação numa sexta-feira sem o presidente da Câmara e da Junta terem a mínima noção do que está a acontecer, e que ela apareça aberta numa loja privada numa segunda-feira”. Defende ainda que para os serviços dos CTT “irem para um negócio privado”, “antes que sejam assegurados por uma junta de freguesia”, por uma questão de defesa dos interesses e caraterísticas das populações. O poder local “está próximo das pessoas e certamente saberá defender os seus interesses”. Uma loja privada, por sua vez, “não tem a dimensão de pensar no interesse público”, afirma, ressalvando a existência de casos de sucesso.

“Um serviço público nunca pode estar dependente de uma gestão privada, ou de uma gestão que pode de um momento para o outro falhar ou falir”

O dirigente aponta ainda que não existe um “orçamento a suportar este tipo de alteração do serviço”.

A privatização dos CTT “é uma incongruência entre aquilo que é a lógica de desenvolvimento de um negócio privado e o interesse público que está subjacente a todos os serviços prestados pelos Correios de Portugal”.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2018 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31