Vila Vicosa

"O Diego não se senta, não anda e não fala, mas tem um sorriso que cativa toda a gente", diz Avó materna (c/som)

Regional 29 Jan. 2020

Vila Viçosa, recebe no próximo dia 8 de Fevereiro, um evento solidário, organizado pela Associação Bencatel Jovem, para ajudar Diego Bilro, uma criança de 3 anos, com paralisia cerebral e que está a precisar de tratamentos especiais.

Neste sentido a Rádio Campanário falou com Maria da Conceição, avó materna do Diego, que começa por explicar que “o Diego é um menino com paralisia cerebral, que precisa de ser ajudado pois tem muito potencial para ser desenvolvido”. 

 

A avó explica que o menino “já tem 3 anos e ainda não se senta sozinho, não anda, nem fala”, no entanto “através da fisioterapeuta que o acompanha em casa, tivemos conhecimento desta clínica que faz terapias intensivas”. 

 

Foi já nesta “clínica que ficámos a saber que através de todos os estímulos que fazem, ele tem muito potencial para desenvolver”. 

 

Maria da Conceição refere que “ele precisa da ajuda de todos porque os tratamentos são muito dispendiosos”, tratamentos que “tiveram início em Lisboa no dia 13”. A avó relata ainda que o Diego “foi aconselhado a fazer 3 semanas, e no final será sujeito a uma outra avaliação”. 

 

Para Maria da Conceição, quase no final da primeira fase de tratamentos, “já notamos melhorias, já tem um controlo do tronco e está a aprender a sentar-se sozinho”. 

 

Questionada pela RC sobre eventuais ajudas do Estado, a avó explica que “o Estado não comparticipa este tipo de terapia, é tudo particular”, acrescentando que “estes primeiros tratamentos estão a ser feitos ás nossas custas, foi então que os nossos amigos se lembraram de avançar com a iniciativa para angariar fundos”. 

 

A avó materna refere que “os familiares não conseguirão suportar durante muito mais tempo os custos”, uma vez que, “não são só os tratamentos, temos as nossas deslocações para Lisboa e o alojamento”. 

 

Maria da Conceição adianta que “o tratamento não se resume a estas três semanas, ele precisa de continuidade nos tratamentos para evoluir”. 

 

Para a onda de solidariedade que se tem desenvolvido, “o pai vai tratar de abrir uma conta para a semana, e depois disponibilizaremos o NIB para quem quiser contribuir monetariamente”, declara. 

 

Questionada sobre o custo total dos tratamentos, Maria da Conceição refere que “é um pouco difícil avançar com o valor que ele vai precisar, estas 3 semanas foram mais de 2 mil euros, sem contar com as nossas despesas, os tratamentos têm de ser continuados, com estes valores é muito difícil para a família continuar sem a ajuda de todos”. 

 

Maria da Conceição afirma convictamente que “acredito que existem pessoas que querem ajudar, e o sorriso do meu Diego cativa as pessoas”, acrescentando que “o feedback é muito positivo, sei que já houve pessoas a comprar 100 pulseiras que depois não as quiseram, ou seja, foi mesmo só para ajudar o Diego”.  

 

Sob o mote “Hoje pelo Diego, amanhã por ti” o espectáculo solidário realiza-se nas antigas instalações da danceteria “Bail’Aqui”, na zona industrial de Vila Viçosa, e são vários os artistas que se associaram a esta iniciativa. Vitor Noruegas, Fauzer Denner, Zinko, Effect-Z e Outlouder vão marcar presença nesta festa solidária.

As pulseiras têm um custo de 4 euros e a pré-venda de bilhetes inicia-se já amanhã, terça-feira, dia 28 de janeiro.

Os interessados em ajudar Diego Bilro podem também angariar tampinhas e caricas que podem ser entregues no Jardim de infância da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa, Estúdio 88 e Meu Super.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Setembro 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30