Imprimir esta página

Distrito de Évora testa voto eletrónico nas próximas eleições

Regional 28 Set. 2018

A Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, reuniu na passada quinta-feira, dia 27 de setembro, com a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), juntamente com técnicos dos municípios, para discutir e tomar a decisão de implementação do voto eletrónico, em processo piloto, no Alentejo Central, nas próximas eleições para o Parlamento Europeu, em maio de 2019.

Segundo o comunicado da CIMAC enviado às redações, “este sistema eleitoral de voto eletrónico assenta na garantia de confidencialidade e unicidade”, permitindo assim “que o cidadão se dirija à cabine de voto mais próxima para exercer o seu direito pessoal, sem existir a restrição de o ter de fazer apenas na mesa de voto a que pertence”. Já o Ministério da Administração Interna refere este que este projeto-piloto decorre das "alterações legislativas às leis eleitorais recentemente aprovadas" pela Assembleia da República.

A CIMAC acredita que esta iniciativa “poderá assim melhorar alguns níveis de absentismo, na medida em que simplifica o processo”, referindo, por exemplo “o caso dos pedidos de voto antecipado, que deixarão de ser necessários neste registo de mobilidade”.