Alqueva

EDIA: Projeto Alqueva vai acrescentar 10000 ha ao perímetro de rega de Redondo, Reguengos, Évora e Portel (c/som)

Regional 28 Jul. 2017

A Barragem da Vigia, responsável pelo abastecimento de água no concelho de Redondo, apresenta-se no presente ano a 20% da sua capacidade.

António Recto, Presidente da Câmara Municipal de Redondo, tendo reunido com a EDIA (em cujo plano de rega se insere a Barragem da Vigia), falou à Rádio Campanário sobre as “questões de ligações de reforço de abastecimento” debatidas.

No âmbito do Projeto de “alargamento do perímetro de rega do Alqueva”, está previsto a extensão em do mesmo em “mais 10 mil hectares, e 1 085 são no concelho de Redondo”, avança o presidente.

No total, “estamos a falar de mais de 10 mil hectares, distribuídos pelo concelho de Redondo, de Reguengos, Évora e Portel”, avança o autarca, “mas eu quero mais, sou franco”.

“Vendo a barragem (da Vigia) no ponto em que está”, diz o autarca, incapaz de dar resposta às necessidades de abastecimento público e dos hectares de rega já existentes, no concelho de Redondo, declara não compreender como será exequível o alargamento pretendido pela EDIA, avançando que “há até fortes possibilidades de nós fazermos uma outra ligação através dos Álamos, à Vigia”.

Da referida reunião, António Recto afirma ter saído com a promessa de que “há a possibilidade, no alargamento deste perímetro de rega” havendo “uma ligação Alqueva, Vigia, não passando por Monte Novo, e que consegue meter na Vigia entre os 8 a 10 milhões de metros cúbicos/ano. E isso já me deixou bastante satisfeito”, declara.

Desta forma, ficou aberta a possibilidade de alargamento do perímetro de rega, “se assim os agricultores o entenderem, a outras áreas do concelho”, conclui, “tudo está tudo em aberto”.

“O Alqueva não dá para regar o Alentejo todo, […] mas ainda há algum espaço de manobra”.

A execução do projeto, garante estar próxima, uma vez que “já está negociado com o BEI, a fundos comunitários através do PDR” e também “a outra parte do financiamento”, “é um projeto que está a andar, e é para um curto espaço” de tempo.

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Fevereiro 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29