03 Out. 2022
 
3 p’rás 5
15:00-17:00

Evora

Entrevista RC: "Temos uma região onde os jovens são extremamente ativos na solidariedade", afirma Miguel Rasquinho (c/ som)

Miguel Rasquinho, Diretor Regional do Alentejo do IPDJ Miguel Rasquinho, Diretor Regional do Alentejo do IPDJ
Regional Escrito por  Edgar Correia (Texto e Som) 11 Ago. 2022

Tal como a Rádio Campanário já lhe noticiou, amanhã assinala-se o Dia Mundial da Juventude, uma data instituída, a 17 de setembro de 1999, pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas. Este ano, as comemorações nacionais arrancam no Alentejo, mais concretamente em Ponte de Sor, numa cerimónia onde estarão presentes o Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Correia, o Secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo, a Vice-Presidente do Instituto do Desporto e da Juventude, Selene Martins, e o Presidente da Câmara de Ponte de Sor, Hugo Hilário.

Também presente em Ponte de Sor estará o Diretor Regional do Alentejo do IPDJ, Miguel Rasquinho, com quem a Rádio Campanário falou. Miguel Rasquinho começou por referir que "amanhã vai ser um dia para marcar aquilo que é a juventude da região Alentejo, mas também de todo o país", realçando que, neste dia, "todas as regiões realizam as suas atividades" e que existe sempre uma ou duas atividades nacionais. Este ano, a sede Grupo Experimental de Ponte de Sor recebe, justamente, o início dessas comemorações nacionais onde não faltarão atividades "desportivas realizadas entre séniores e jovens, apontamentos musicais e uma exposição de street art intitulada "Nem sempre sou da minha opinião"", destaca o Diretor Regional do Alentejo do IPDJ.

Além destas atividades, Miguel Rasquinho destaca, ainda, "um momento de mentoria de formação de séniores" que acontece ao abrigo do programa "Eu Sou Digital", um programa onde os jovens 'entendidos' em informática capacitam, a título voluntário, os adultos. O programa de comemorações segue com uma visita ao Parque Desportivo de Ponte de Sor, um parque que, nas palavras de Miguel Rasquinho, "tem uma grande importância para a juventude daquela cidade."

E porque não faltarão motivos de diversão, o programa das comemorações do Dia Mundial da Juventude prevê, ainda, atividades na Piscina Municipal Descoberta da cidade com animação com DJs, jogos tradicionais e passatempos.

À margem destas comemorações, Miguel Rasquinho, não esconde a satisfação que tem no trabalho que as associações juvenis têm desenvolvido a região do Alentejo, um trabalho que conta com o apoio do IPDJ nas suas diferentes vertentes. O Diretor adiantou ainda que, após a Pandemia, se registou um aumento quer do número de associações juvenis quer da participação dos jovens nos diferentes programas promovidos pelo IPDJ.

"Eu fico extremamente satisfeito porque este é um ano que temos tido um acréscimo de associações juvenis e muitas atividades."

 Recorde-se de que o tema das comemorações, deste ano, do Dia Mundial da Juventude é "Solidariedade Intergeracional: Criar um mundo para todas as idades" e procura sensibilizar para a importância da solidariedade intergeracional para garantir uma recuperação inclusiva e sustentável. 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31