07 Dez. 2021
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
22:00-04:00

Estremoz

Estremoz: Dá Licença…um retiro no Alentejo premiado com chave de prata. Conheça-o aqui

Regional 06 maio 2021

A Boutique hotel Dá Licença, situada em Estremoz, foi  criado por dois estetas, conhecedores e colecionadores de arte, é descrito como um lugar raro, esculpido meticulosamente com o mármore da região, e está em destaque na rúbrica Boa Cama, Boa Mesa do Expresso.

Localizado no Outeiro das Freiras, a 7 km de Estremoz, tem o perfume do campo,  o aroma a flores de laranjeira e uma piscina em forma de lua cheia, conforme descreve a reportagem.

Os quartos possuem terraços onde é possível sentir a fusão arrebatadora entre natureza e arquitetura.

Estando localizado em Estremoz, para os proprietários, Franck Laigneau e Vítor Borges era óbvio que  o projeto tinha de ter uma forte ligação ao mármore. 

Conforme refere a resportagem do Expresso, neste espaço é possível ver lavatórios esculpidos manualmente, assim como mesas de apoio, desenhadas pelos próprios, e magníficas banheiras ganharam forma no local, depois de os blocos de mármore serem colocados na zona onde nasceriam duas das cinco suites generosa.

O espaço tem três edifícios por onde se distribuem as zonas sociais, as cinco suites e quatro quartos.

A reconstrução das casas da propriedade de 120 hectares, com vista para a Serra D’Ossa, castelos de Estremoz e Evoramonte, durou 5 anos e foi possível estudar bem o sol, o vento, mas também a posição de cada objeto de arte, criando ambientes com ligação à região e “lugares-surpresa” para os hóspedes, que cada dia descobrem novas peças para apreciar nas zonas comuns, seja uma escultura, um quadro uma peça de cerâmica ou um livro. 

Além da natureza e da arquitetura, um terceiro eixo, de grande relevo, completa o conceito idealizado por estes dois homens.

O desejo de maior contacto com a natureza, mas também de grandes espaços, tanto exteriores como interiores, foi o que levou os proprietários à escolha deste local em Estremoz para implementar o projeto das suas vidas.

O cuidado com a natureza e jardins acontece em toda a propriedade, seguindo por um passadiço, encontram-se figueiras, mas também algodoeiros.

O antigo lagar da propriedade onde a comunidade religiosa do Convento de Estremoz tinha uma exploração agrícola até aos anos 80, foi reconstruído e convertido em galeria de arte privada para os hóspedes.

O Dá Licença tem ainda a suite Sunset, com vista 360º para o campo e um terraço privado que convida ao romantismo assim como o Brazier, um quarto com braseira exterior para admirar os céus do Alentejo à volta da fogueira .

 O projeto de arquitetura do Dá Licença é da autoria do ateliê local Procale.

O Dá Licença foi premiado em 2020 com uma Chave de Prata, pelo guia Boa Cama Boa Mesa.

Fotos/créditos: Boa Cama Boa Mesa-Expresso/Dá Licença 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31