Estremoz

Estremoz: Monumento nacional de 1924 demolido vai dar lugar a hotel de charme!

Regional 11 Out. 2021

Um conjunto de antigos edifícios abandonados em Estremoz, entre eles a “Casa do Alcaide-Mor”, considerada monumento nacional desde 1924, estão com obras de adaptação desde abril de 2021.

A antiga casa onde habitou D. Sancho de Noronha, no século XV, vai dar lugar a um hotel de charme.

Segundo o jornal “Público”, da adaptação do conjunto de imóveis,  vão surgir várias habitações turísticas, com a designação de “villas”,  encerrando assim um processo iniciado cujo início se deu em 2016.

De referir que este edifício estava abandonado há quase um século.

José Sádio, o futuro Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, eleito nas autárquicas de 26 de setembrpo e cuja tomada de posse está marcada para o dia 16 de outuibro,  explicou que o processo de demolição se tornou “irreversível”, mas a fachada será reposta. “Foi mapeada toda a estrutura, para que possa ser construída igual à que estava”.

Vítor Cóias, especialista na requalificação e reabilitação de património explica, de acordo com a notícia avançada pelo Expresso,  que “foram guardadas as cantarias para serem incorporadas na nova fachada”, mas contesta opções do projecto que é assinado pelos arquitectos Siza Vieira e Carlos Castanheira. “Pode-se demolir um monumento nacional e substituí-lo por uma réplica com estrutura de betão armado? Pode, como se demonstra com a Casa do Alcaide-Mor da Cidadela de Estremoz”, aponta ao "Público".

José Trindade, vereador da maioria que preside ao executivo municipal, diz que o processo foi precedido de um relatório prévio aprovado pelos serviços de arqueologia da Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCALEN) e assegura que foi efetuada uma “demolição/contenção da fachada com aproveitamento de todos os elementos necessários para a sua replicação”.

Fonte: Expresso/Público

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30