Estremoz

Estremoz: Psicóloga alentejana lança livro que ensina a lidar com perturbações psicológicas (c/som)

Publicado em Regional 07 setembro, 2018

A psicóloga Liliana Pilha, apresentou esta quinta-feira, dia 6 de setembro, a sua obra «A Psicologia e Eu», no Palácio dos Marqueses de Praia e Monforte, em Estremoz.

Em declarações à RC, presente na sessão, Liliana Pilha, natural de Vila Boim (Elvas), explica que “não é um livro de autoajuda, mas são estratégias” para ajudar a lidar com diversas situações.

Dividido em 3 tópicos, o livro disponibiliza conselhos e estratégias para parentes e profissionais de educação que trabalhem com crianças e adolescentes “de como agir e intervir em termos de algumas perturbações, dificuldades, birras”.

No capítulo dedicado aos adultos, a obra “desmistifica perturbações psicológicas”, ajudando a identificar sintomas e a procurara a ajuda certa.

Por último, o capítulo que aborda os cuidados na saúde, considera “as dificuldades” de ser cuidador, abordando “alguns medos a nível dos cuidados paliativos”, em temas como a morte.

A procura de um psicólogo surge ainda como tema «tabu», principalmente em meios mais pequenos, em que as pessoas se conhecem.

A ida ao psicólogo é ainda vista como o assumir de fragilidades, “e não (como) um ato de coragem” para alcançar o equilíbrio psicológico.

Parte do valor da aquisição do livro “reverte para a Fundação de Veiros” (concelho de Estremoz), instituição onde a psicóloga trabalhou e pela qual demonstra um grande carinho.

Este “lar de infância e juventude” feminino acolhe raparigas dos 6 aos 18 anos, que “não estão com as famílias pelas diversas razões de abusos, negligência, situações de abandono”.

Na sua passagem por essa casa, a psicóloga aprendeu “o que realmente importa na vida, que é este amor e o cuidar do outro”.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31