Imprimir esta página

Évora acolheu Maratona Transfronteiriça de Leitura na Feira do Livro!

Évora acolheu Maratona Transfronteiriça de Leitura na Feira do Livro! CM Évora
Regional Escrito por  22 Abr. 2022

Uma maratona de leitura em língua portuguesa e espanhola que juntou alunos portugueses e espanhóis realizou-se na Feira do Livro de Évora.

O evento, que contou com cerca de 100 alunos portugueses e 50 espanhóis, foi organizado pela Câmara Municipal de Évora, em colaboração com a Rede de Bibliotecas Escolares de Évora e o Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças da Junta da Extremadura (Espanha). Teve também a participação do Vice-Presidente da Autarquia, Alexandre Varela, que deu as boas vindas aos alunos e professores.

Participaram nesta leitura cruzada a Escola Básica Conde Vilalva, o IES Extremadura – Montijo/Espanha, o Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício, a Escola Básica de Santa Clara e a Escola Secundária Severim de Faria.


Nesta maratona, o autor escolhido foi José Saramago, assinalando-se deste modo o centenário do seu nascimento. Os participantes fizeram a leitura de textos curtos de José Saramago, em espanhol pelos alunos portugueses e em português pelos alunos espanhóis.


Esta iniciativa visou promover uma maior proximidade entre alunos dos dois lados da fronteira à volta da leitura. No período da manhã, os alunos realizaram uma visita guiada ao centro histórico com os técnicos do Posto de Turismo Municipal.

Informação e fotografia - CM Évora