13.2 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 26, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Évora: Câmara Municipal alerta para corte de trânsito. Saiba tudo aqui

No âmbito da empreitada do Sistema de Rega com Água do Aqueduto, a Cãmara Municipal de Évora, através da sua página oficial de facebook informou que irá proceder ao corte do trânsito, nos dois sentidos, na próxima segunda-feira, dia 5 de Julho, na Av. Arantes e Oliveira, junto à rotunda com a Av. de Lisboa (ver imagem).

Segundo adianta a autarquia, o corte do trânsito está previsto ter início às 09h00 e segundo indicações do empreiteiro responsável pela intervenção, por volta das 18h00 a circulação automóvel deverá estar reposta.

 

Recorde-se que, tal como a Rádio Campanário noticiou ontem, durante a última semana, a equipa da CME esteve no campo a acompanhar as primeiras frentes de trabalho, que se relacionam com a abertura de valas e outros trabalhos necessários à instalação do sistema piloto de rega, baseado em água do aqueduto.

O projeto LIFE ÁGUA DA PRATA tem como principais objetivos:

(Re)utilizar fontes naturais de origem subterrânea para satisfazer necessidades de irrigação de espaços verdes, permitindo poupar cerca de 120.000 m3 por ano de água tratada e reduzir o risco de escassez para o consumo humano;

Promover trabalhos piloto de adaptação às alterações climáticas que permitam harmonizar a reutilização do aqueduto para a distribuição de água, abastecendo, através de um sistema novo e diferenciado, cerca de 50% das áreas verdes da cidade;

Complementarmente, promover a adaptação estrutural das áreas verdes intervencionadas (com soluções baseadas na natureza e abordagens ecossistémicas, adaptadas ao contexto local), de forma a mitigar os efeitos de ondas de calor e eventos extremos de precipitação, bem como promover soluções demonstrativas de eficiência de uso da água e poupança de energia (incluindo um conjunto de soluções piloto “off-grid” aplicáveis a pequenos jardins e o de fomento da poupança de água em hortas urbanas, com recurso a rega mais eficiente).

Após dois procedimentos de contratação pública bastante mais morosos do que o esperado – o primeiro, inclusivamente, sem concorrentes, obrigando à reformulação do Caderno de Encargos inicial – é com elevada expectativa que vemos finalmente as maiores obras do projeto a iniciar-se, avança a equipa do Projeto.

Populares