Alentejo

Évora e Reguengos de Monsaraz entre os 5 municípios alentejanos que aderiram à Semana Europeia da Mobilidade

Publicado em Regional 10 setembro, 2019

Vai realizar-se a 18ª edição da Semana Europeia da Mobilidade (SEM) de 16 a 22 de setembro, culminando com o Dia Europeu Sem Carros.

A SEM é uma campanha europeia que desde 2002 procura melhorar a saúde pública e a qualidade de vida, através da promoção da mobilidade limpa e do transporte urbano sustentável, incentivando a adesão de municípios.

Da região Alentejo, aderiram à presente edição os concelhos de Alter do Chão, Alvito, Évora, Mértola (localidades de Mina de São Domingos e Mértola) e Reguengos de Monsaraz.

Em 2019, a edição da Semana Europeia da Mobilidade (SEM) pretende evidenciar que “Caminhar e pedalar em segurança” traz múltiplos benefícios ambientais, financeiros, ao bem-estar e à saúde dos cidadãos. Modos de transporte ativos, como andar a pé e de bicicleta, são livres de emissões e contribuem fortemente para melhorar a condição física e a saúde, em geral.

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA), assegura a coordenação técnica nacional deste projeto europeu, disponibilizando em www.apambiente.pt  informações sobre o planeamento e a organização da SEM, bem como instrumentos de trabalho e elementos de comunicação indispensáveis para as ações a realizar localmente.

As inscrições deverão ser oficialmente feitas online pelas autarquias, no sítio europeu da campanha em http://registration.mobilityweek.eu/login.php?lang=pt e a lista atualizada das autarquias aderentes encontram-se em https://apambiente.pt/_zdata/SEM_DESC/2019/Documentos%20PT/CM_localidades_Part_Ap_2019Net.pdf.

De salientar o enorme êxito da campanha nacional de 2018, com um total de 95 municípios participantes, a maior adesão desde a estreia desta campanha em 2002. O envolvimento e compromisso locais são imprescindíveis.

Refira-se ainda que Portugal instituiu, de forma pioneira, o dia 12 de abril como Dia Nacional do Ar, desenvolvendo para o efeito a campanha nacional “por um país com bom ar”, coordenada pela APA, com o objetivo de sensibilizar a população para a mudança de comportamentos com vista à preservação da boa qualidade do recurso AR.

Esta campanha disponibiliza um conjunto de materiais gráficos disponíveis no site https://por1bom-ar.apambiente.pt/, sendo mais uma dimensão a privilegiar nas ações a desenvolver no âmbito da SEM, havendo já mais de uma centena de entidades aderentes à campanha, incluindo autarquias.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Setembro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30