Évora vai receber no próximo sábado, dia 25 de março, o primeiro encontro de tunas do Alentejo (I ETAnol) .
A iniciativa integra-se no “Mês da Juventude” e o convite foi lançada pela Câmara Municipal de Évora à Tuna Académica da Universidade de Évora para que fosse a organizadora da iniciativa,.
O encontro está marcado para a Praça do Giraldo pelas 17:30 que irá contar com a atuação das seguintes tunas: Agricultuna, Taeb, Tafue , Tesejd , Tae.
A TAUE, remonta ao ano de 1989 a ideia de constituir, na Universidade de Évora, uma Tuna Académica. Esta iniciativa é levada a cabo por um iluminado grupo de amigos, com o objetivo de representar condignamente a sua Universidade no seio de todas as academias, ensaiando algumas músicas tradicionais alentejanas e outras de grande sucesso, pois como diz o velho ditado: "Sem boa música não há bom vinho". Estavam assim lançados os dados para a constituição daquela que viria a ser, em Portugal, a mais velha Tuna Universitária a sul do Tejo.
A Rádio Campanário falou com Rafael Canas, Presidente da Tuna, sobre este desafio, como está a correr a sua organização e quais os seus objetivos.
Rafael Canas, começa por contar-nos um pouco da história desta Tuna académica explicando “a Tuna foi criada por um grupo de amigos , cresceu e começou a ter influência, não só dentro da universidade de Évora, mas também na cidade de Évora e foi sempre mantendo atividade, já com participação em festivais nacionais e internacionais.”
No que diz respeito a este encontro de tunas, Rafael Canas considera “ser um desafio a sua organização pois nunca tinha sido feito um encontro de tunas” acrescentado “é um desafio experimental, vamos ver como corre.”
Este encontro, refere Rafael Canas “ vai contar com a atuação das seguintes tunas: Agricultuna- Tuna do Instituto Superior de Agronomia de Lisboa, Taeb- Tuna Académica de Enfermagem de Beja, e as Tunas da Casa, Tafue- Tuna Académica Feminina , Tesejd- Rtuna da Escola Superior de Enfermagem São João de Deus , Tae- Tuna Académica do Liceu” que vão atuar na escadaria da Sé, na Praça do Giraldo em Évora, um evento gratuito.
O Presidente da Tuna Académica de Évora refere que o objetivo do encontro é “não só dar a conhecer Évora e a tradição académica da cidade, mas também dar à cidade a oportunidade de conheceram mais tunas, cada uma com as suas tradições e diversidade de música, e a sua vida.”
Questionado pela Rádio Campanário se, na sua opinião, Évora é característica na sua tradição académica, e se enquanto Presidente da Tuna sente isso, Rafael Canas considera “ que o interesse pelas Tunas Académicas decresceu um pouco, talvez fruto de algumas situações ligadas a pessoas anti-praxes.”
Sendo este o I Encontro de Tunas do Alentejo, a Tuna Académica da Universidade de Évora está expetante mas ao mesmo tempo convicta de que irá conseguir ao desafio que lhe foi proposto pelo Município.
28 maio 2023 Regional
28 maio 2023 Regional
28 maio 2023 Regional
28 maio 2023 Regional
28 maio 2023 Regional