25 Mar. 2023
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
22:00-04:00

Evora

Évora vai testar mobilidade sustentável e espaço coletivo do Centro Histórico

Évora vai testar mobilidade sustentável e espaço coletivo do Centro Histórico DR
Regional Escrito por  23 Set. 2019

O Município de Évora apresentou na passada sexta-feira, 20 de setembro, o Laboratório Vivo para a Descarbonização da cidade, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade.

Através deste projeto a autarquia eborense alia-se a um consórcio de entidades para, de forma inovadora estudarem quais as soluções mais eficientes para melhoria da qualidade do ar e redução do consumo de energia.

Ao longo de 18 meses o grupo de parceiros realizará um conjunto de testes em várias áreas, usando a mais moderna tecnologia, sendo ponto assente a colaboração voluntária dos munícipes que poderá ser feita, nomeadamente através de uma página eletrónica própria, aplicações para telemóveis, entre outros meios. Tudo numa lógica de interação que alia o Município de Évora, os centros de conhecimento, as empresas, as indústrias e o cidadão.

O trabalho passará, por exemplo, por encontrar formas mais equilibradas ambientalmente de efetuar a distribuição logística no Centro Histórico, disponibilização de informação em tempo real para se chegar a qualquer lugar ou estacionar de forma rápida e eficaz, evitando engarrafamentos, obras ou lugares de estacionamento já ocupados. Ou ainda de gerir a iluminação (LED) da cidade em determinado local aumentando ou diminuindo a intensidade da iluminação consoante as necessidades do momento, entre muitas outras ações.

As intervenções incidirão em duas áreas: mobilidade sustentável e espaço coletivo eficiente, que abrangerão mais de uma dezena de aspetos a testar. Pretende-se, essencialmente, um maior conhecimento sobre os processos urbanos na cidade; capacidade de implementar soluções testadas em contexto real; recolha e processamento de dados para utilização em diferentes processos; criar um espaço de experimentação aberto na cidade; e contribuir para o processo de descarbonização.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Março 2023 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31