09 Fev. 2023
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
22:00-04:00

Arraiolos

Fazemos tapetes de Arraiolos mas procuramos outras profissões, porque não dá para viver da tapeçaria, dizem tapeteiras

Regional Escrito por  Sofia Carvalhinha 29 Out. 2022

A Rádio Campanário marcou presença na Mostra Gastronómica do Concelho de Arraiolos. A tradição como o nome indica é oriunda de Arraiolos, uma simpática e pequena cidade em Portugal na região turística do Alentejo. O tapete é confeccionado à mão por bordadeiras, sob tela de algodão e tecido com lã pura tingida. É um tipo de tapeçaria com uma técnica de costura de pontos cruzados, que por sua vez deu lugar ao chamado “Ponto de Arraiolos”. Os tapetes de Arraiolos são considerados património do país e por isso, fomos compreender melhor a arte da tapeçaria de Arraiolos.

Falamos com duas tapeteiras, especialistas nesta arte há mais de quarenta anos:“Quase todas as mulheres tinham como profissão serem tapeteiras. Comecei a aprender esta arte aos sete anos de idade”.

Apesar da vocação e engenho, a arte do tapete coloca desafios modernos, o que obriga as tapeteiras a procurar outras ocupações profissionais mais rentáveis: “Os jovens já não têm tanto interesse neste trabalho, nem a comprar nem a fazer e é tudo feito à mão. As minhas filhas, por exemplo, não sabem fazer tapetes. Há 20/30 anos havia mais procura de tapetes”.

Colocam-se dificuldades adicionais da perspectiva do vendedor e comprador. Sendo um produto tradicional artesanal, o produto pode ficar encarecido para o cliente final, com diversas ofertas alternativas no mercado e possíveis imitações. Mas da perspectiva do tapeteiro, a actividade demonstra-se inviável em termos financeiros, considerando-se os valores de mercado praticados neste sector: “O metro quadrado é pago 110/120€”.

São precisamente estes novos desafios que estimulam a dinamização deste evento e que nos recordam da importância de recordar e promover o património nacional. A mostra está a decorrer no Arraiolos Multiusos, desde 28 de outubro até 6 de novembro.

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Fevereiro 2023 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28