27 Jun. 2022
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
22:00-04:00

Vendas Novas

Fogos reais em destaque no maior exercício do Exército - ORION 22 em Vendas Novas!(C/Fotos)

Regional 12 maio 2022

O último dia da fase de execução do ORION 22, foi dedicado à execução de fogos reais, cuja finalidade é a sincronização do fogo, do movimento e da manobra tática das forças terrestres. No ORION 22 treinaram-se as múltiplas capacidades e valências do Exército Português, de forma conjunta, pela participação da Força Aérea, e combinada, pela participação de militares de Exércitos de países aliados, nomeadamente Espanha, França e Roménia.

Uma   nota de imprensa enviada à nossa redação pelo Exército Português refere que , no final, o Chefe do Estado-Maior do Exército, General José Nunes da Fonseca, dirigiu-se aos militares participantes, agradecendo o esforço para o sucesso do exercício, realçando o que foi bem executado, o que deve ser melhorado e o que constituiu inovação. Salientou, ainda, o contributo do ORION 22 para o reforço da interoperabilidade e da integração de capacidades militares terrestres no seio dos países da Aliança Atlântica.

Neste exercício, as Forças participantes treinaram, em cenários de conflito de alta intensidade, orientados para o treino integrado das funções de combate, designadamente o Comando - Missão, o Movimento e Manobra, as Informações, os Fogos, a Proteção e o Apoio de Serviços, cuja sincronização pela Liderança conduziu ao cumprimento dos objetivos de treino. 

Participaram no ORION 22 cerca de 2.200 militares do Exército Português e de países aliados, tendo estado envolvidas mais de 360 viaturas militares, onde se incluem os carros de combate LEOPARD 2A6, as viaturas blindadas de rodas PANDUR II 8x8, as viaturas táticas ligeiras blindadas VAMTAC ST5 e, ainda, meios aéreos de asa fixa e de asa rotativa da Força Aérea Portuguesa.

O ORION 22 permitiu, assim, o treino e o reforço da versatilidade e prontidão na ação das Forças do Exército Português, com destaque para as audiências de treino primárias: Agrupamento Mecanizado da Very High Joint Task Force 22 (Land), Agrupamento ISTAR, o Batalhão de Infantaria Paraquedista e o Agrupamento Sanitário.

Com a realização do exercício ORION 22, o Exército Português reforça a sua posição junto dos parceiros e das organizações que integra, como um produtor de segurança credível e um contribuinte ativo ao serviço da política externa do Estado Português.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Junho 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30