Evora

Fundação Eugénio de Almeida, organiza conjunto de ações para celebrar o Dia Internacional dos Voluntários

Regional 04 Dez. 2019

Sediada em Évora, a Fundação Eugénio de Almeida, vai organizar um conjunto de ações, para celebrar o Dia Internacional dos Voluntários, efeméride estabelecida em 2001 pelas Nações Unidas e que se comemora.

A fundação no decorrer desta semana pretende “valorizar a participação comprometida de pessoas voluntárias na transformação da realidade social e das organizações que proporcionam esta prática de cidadania ativa”.

Estas celebrações tiveram o seu início no dia 26 de novembro, através do acolhimento e partilha de experiências entre voluntários da Fundação e do Núcleo de Beja da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Foi também realizado um workshop denominado “Voluntariado pelo Mundo”, que ocorreu no dia 28 de novembro, direcionado a estudantes em mobilidade Erasmus da Universidade de Évora.

No dia 29, foi realizada uma ação de sensibilização sobre voluntariado para crianças do pré-escolar e do ensino básico, com diversas atividades lúdico-pedagógicas.

A atividade “Mostra de Projetos de Voluntariado” que decorre até sexta-feira, dia 6, no Centro de Inovação Social da Fundação dando a conhecer as iniciativas de voluntariado na cidade alentejana.

Hoje, quarta-feira a fundação promove um programa de rádio em direto, e na manhã de dia 5, Dia Internacional dos Voluntários, vários voluntários estarão em diversos locais da cidade para realizar contacto direto com a comunidade. Durante a tarde, a partir da Sala Dialogue Café do Centro de Inovação Social, será promovido um debate subordinado ao tema “International Volunteer Day”, colocando em rede voluntários e técnicos das salas Dialogue Café de Lisboa, Novi Pazar, Cidade da Praia, Varsóvia e Belgrado.

Amanhã pelas 21 horas com a secretária-geral da Fundação Eugénio de Almeida, Maria do Céu Ramos, vai-se dar o ponto alto destas celebrações, a prestar público reconhecimento aos voluntários, às organizações promotoras de voluntariado e às escolas que colaboraram com a fundação em 2019.

Uma conferência de Maria Elisa Borges, ex-membro do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado está também contida na cerimónia, sendo que um concerto do grupo Zanguizarra também fará parte do programa. No final, será oferecido um chocolate quente a todos os participantes.

As celebrações terminam com uma ação de voluntariado ambiental, na sexta-feira, 6, através da plantação de árvores no Alto de São Bento, zona norte da cidade que sofreu um incêndio em 2017.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Julho 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31