02 Out. 2022
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
22:00-04:00

Gestão das Pastagens em Montado com Smartphones são tema de sessão online promovida pelo CEBAL

Regional Escrito por  04 Dez. 2021

Na próxima terça-feira, dia 7 de dezembro, pelas 11h30, realiza-se a sessão online “Usar o telemóvel para gerir o pastoreio? Avanços rumo a um pastoreio de precisão no montado”, com Elvira Sales-Baptista, docente na Universidade de Évora e investigadora no MED-UÉvora.

A sessão decorre no âmbito da iniciativa “Um Dia Com…”, organizada pelo Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo (CEBAL) e propõe dar a conhecer ao público o tema do uso das tecnologias de informação e comunicação, de baixo custo, que podem estar nos smartphones dos agricultores, e que permitem gerir melhor o pastoreio e facilitar a vida nas pastagens de montado alentejano. Nas pastagens em montado, caracterizadas por ter uma variabilidade e diversidade tanto sazonal como anual da vegetação, é necessário perceber como se pode gerir melhor o pastoreio.

Decisões sobre quantos dias devem permanecer ou quais as folhas a usar são frequentemente baseadas na experiência e nas circunstâncias de cada agricultor. A sessão online será dedicada a conhecer as tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente os sensores low-cost, que estão a ser utilizados para auxiliar os agricultores, gerir as suas explorações agrícolas e suportar decisões informadas no dia-a-dia. As vantagens do uso destas tecnologias nos atuais smartphones são várias e passam, por exemplo, por colocar colares GPS nos animais que pastam para conhecer as áreas das folhas que correm risco de ser sobre ou sub-pastoreadas; utilizar fotos georreferenciadas para mapear as comunidades vegetais e conhecer a evolução do pasto ao longo dos anos e dos locais e armazenar toda esta a informação, sem trabalho e perda de tempo.

Ao nível regional, podem também ajudar a criar redes e bases de dados que criem avisos e conhecimento para uma região. A sessão online poderá ser acompanhada em direto na plataforma zoom em https://bit.ly/3o6bSCU, é aberta ao público e pretende chegar a todos os interessados no tema.

O CEBAL promove a iniciativa “Um Dia Com…” mensalmente, em que convida personalidades da área académica, indústria, produtores, associações de produtores e outras entidades relacionadas, com o objetivo de fomentar a troca de ideias e de experiências, enriquecendo, desta forma, redes colaborativas entre instituições académicas e empresariais, e dando a conhecer à Sociedade o que mais inovador se faz nas diferentes áreas.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31