Imprimir esta página

Reguengos de Monsaraz

GNR: Destacamento Territorial de Reguengos-Monsaraz assinala Dia Internacional do Brincar!

Regional 28 maio 2021

Comemora-se hoje o Dia Internacional do Brincar.

Este dia é celebrado em mais de 40 países do mundo, Portugal incluído e elembra que o brincar é um direito (artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas) e uma alegria essencial para pessoas de todas as idades. O brincar traz vantagens como a diversão, a educação, o aumento da concentração, criatidade, exploração e convivência.

Apesar do brincar ser uma das atividades mais comuns da infância, ela é muitas vezes negligenciada, com os pais a não terem tempo para os filhos, com a crescente urbanização e perda de locais de brincadeiras, assim como com a comercialização do brincar, com o crescimento dos videojogos. Em certos países, o brincar é até um ato interdido pelo trabalho infantil e pelo recrutamento de crianças para a guerra.

A Guarda Nacional Republicana assinala este dia de uma forma pedagógica, como pode ler-se numa publicação desta força de segurança na sua página oficial de facebook onde refere " Porque brincar é também aprender, a Seção de Prevenção Criminal e de Policiamento Comunitário do Destacamento Territorial de Reguengos-Monsaraz realizou uma ação prática sobre segurança rodoviária, aos alunos do Jardim de Infância de Caridade."