8.7 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 26, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Governo lança apoio para fileira do porco alentejano

O Ministério da Agricultura acaba de lançar uma portaria para minimizar os fortes prejuízos que os produtores de porco alentejano, sobretudo no concelho de Ourique, estão a sentir devido à pandemia da Covid-19.

De acordo com a notícia avançada pelo Correio Alentejo, em causa está o facto de os produtores não estarem a conseguir escoar os seus animais da “montanheira” (engorda em montado) deste ano para Espanha, principal mercado do sector, o que causa avultados prejuízos e coloca em risco a sustentabilidade de muitas explorações pecuárias.

Assim, a medida excepcional de apoio publicada pelo ministério de Maria do Céu Antunes ontem, dia 18, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020, prevê um pacote de 2,9 milhões de euros para a fileira do porco alentejano.

Em termos práticos, e segundo a portaria cada produtor pode receber uma verba de 7.000 euros a fundo perdido para “fazer face ao impacto da crise provocada” pela Covid-19 e “responder aos problemas de liquidez e de fluxos de tesouraria que põem em risco a continuidade das actividades dos agricultores e das pequenas empresas” agrícolas.

Entretanto o deputado do PS eleito por Beja (e também presidente da Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar), que nas últimas semanas desenvolveu várias diligências junto do Governo para garantir este apoio para os produtores de porco alentejano considera que o seu “dever foi cumprido.”
Segundo adianta Pedro do Carmo, esta medida chega numa altura em que o sector enfrenta “um sério e grave problema” causado pelas dificuldades de escoamento dos animais para Espanha, sendo que corria mesmo o risco de “entrar em colapso”.

“Se não tomássemos medidas urgentes de apoio, corríamos o sério risco de os criadores desistirem e não termos porco alentejano no futuro”, afiança o deputado socialista.

 

Populares