Serpa

Governo recua e garante ao presidente de Serpa que não irá encerrar escolas no concelho, adianta à RC o autarca (c/som)

Publicado em Regional 30 maio, 2019

A secretária de Estado Adjunta Alexandra Leitão garantiu à autarquia de Serpa que o Ministério da Educação não vai encerrar a Escola Primária de A-do-Pinto e o pré-escolar de Vales Mortos em Serpa, adiantou á RC o autarca Tomé Pires.

A esta estação emissora, o edil explica que as questões do encerramento de três valências escolares em A-do-Pinto e Vales Mortos “foram colocadas em abril”. Entretanto a autarquia logo se opôs à intenção do Ministério da Educação, mas sem qualquer resposta da parte da tutela até à data, a autarquia reuniu com os pais, o agrupamento de escolas e a Delegação Regional de Educação para expor o caso.

 “Quando saímos para a rua com a nota de imprensa fomos informados através da secretária de Estado a dizer que ainda não havia uma informação oficial, mas que estaria garantido que essas valências não iriam encerrar no próximo ano letivo”, explicou o autarca Tomé Pires a esta estação emissora.

Questionado se a resposta da tutela satisfaz a intenção da autarquia, Tomé Pires afirma que desde que foi colocada essa hipótese a autarquia “desenvolveu esforços para que não se concretizasse, falando com quem de direito e colocando os nossos argumentos”.

Dias depois, “parece que os argumentos surtiram efeito e ainda bem, era a solução que esperávamos” afirma Tomé Pires, que relembra os investimentos que a Câmara tem efetuado nos espaços escolares do concelho.

Sobre o motivo da intenção destes encerramentos, Tomé Pires lamenta que “o país acaba por estar a tomar decisões em cima de números, situações quantitativas e não qualitativas”, sublinhando que para efetuar o encerramento de um estabelecimento escolar devem ser analisados muitos outros fatores “além do número de alunos que possam estar inscritos no próximo ano”. Ambas as escolas têm 25 alunos, acrescentou.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Julho 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31