16.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 26, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Hoje comemoramos o culto da Sra da Boa Nova e o fim da 1ª fase de conservação do Santuário”, diz diretora da DRCA (c/som)

O concelho de Alandroal volta a estar em festa a partir com o tão aguardado regresso das Festas em honra de Nossa Senhora da Boa Nova, na Freguesia de Terena, que decorrem até dia 25 de abril, que coincide com o feriado municipal do concelho.

A Rádio Campanário esteve hoje presente na Eucaristia Solene, no Santuário da Boa Nova, presidida pelo Arcebispo de Évora, Dom Francisco Senra Coelho, e também na Procissão que leva a imagem de Nossa Senhora da Boa Nova até à Igreja Matriz.

Nestas celebrações religiosas esteve presente Ana Paula Amendoeira, da Direção Regional de Cultura do Alentejo. Em entrevista à Rádio Campanário, Ana Paula Amendoeira começou por referir que “hoje é um dia muito importante, em primeiro lugar porque se retoma e que hoje podemos já estar aqui a festejar este ritual da Senhora da Boa Nova.” Acrescentou ainda que é uma data importante porque “a primeira fase da intervenção de recuperação deste Santuário chegou ao fim e, portanto, quer para o município, quer para a Direção Regional de Cultura do Alentejo, quer para a confraria e para arquidiocese é um dia de muita alegria”.

Esta intervenção foi fundamental, “porque este é um Santuário importantíssimo” destacando que “é um dos mais importantes Santuários Marianos que temos no Alentejo, um dos mais antigos seguramente, e estava num estado de conservação bastante preocupante.”

Para salvar este património “conseguimos, num trabalho de colaboração com todos, chegar ao final desta primeira fase e agora temos muito trabalho ainda pela frente, para requalificar e conservar tudo o que é o património integrado e no interior do Santuário”.

Em conclusão, Ana Paula Amendoeira destacou que “hoje é um dia de festa, para comemorar não só este culto da Senhora da Boa Nova, que é um Santuário Peregrinação muito importante, mas também porque concluímos uma fase importante de conservação patrimonial”.

Populares