22 Jun. 2021
 
Tauromaquia
21:00-22:00
×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 63
JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 68

Evora

Hospital de Évora assinala dia mundial da voz e destaca consulta de patologia vocal, a única no Alentejo

Regional 16 Abr. 2021

No Dia Mundial da Voz, o Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital do Espírito Santo de Évora realça a importância da voz e da existência da consulta direcionada para os problemas relacionados com a voz, a Consulta de Patologia Vocal. Esta consulta é única no Alentejo e tem como principal missão diagnosticar as perturbações da voz e definir o tratamento mais adequado para cada doente.

Em nota enviada à nossa redação, o HESE refere "uma das nossas formas fundamentais de comunicar é através da voz. Nesta fase de pandemia e de distância entre as pessoas, a voz assumiu uma relevância ainda maior. A voz aproxima as pessoas que estão distantes, expressa sentimentos e é também uma importante ferramenta de trabalho para cada vez mais pessoas."

Na mesma nota pode ler-se "um dos principais grupos alvo desta consulta são todos aqueles que têm uma voz profissional, ou seja, todos aqueles que utilizam a voz como instrumento de trabalho, nomeadamente, professores, atores, cantores, operadores de call center, comerciais, etc. “Para mim, esta consulta foi muito importante porque a voz é o meu instrumento de trabalho, se eu não cuidar da voz vou ter consequências mais graves mais tarde, por isso foi muito importante perceber o que está mal para poder corrigir”, disse Maria Manuel Correia, professora e utente da consulta de Patologia Vocal desde há dois anos. “Nunca dei importância à voz, eu achava que era rouca porque gritava e ficava rouca por isso, ou falava alto. Tenho duas filhas pequenas e esforçamos a voz constantemente e achava que era por isso. Só quando houve um convite para vir a um rastreio é que realmente me despertou a atenção que ‘se calhar é mais do que isto, se calhar tenho que dar mais valor à minha voz”, acrescenta."

A consulta de Patologia Vocal é dada por uma médica otorrinolaringologista em articulação com uma terapeuta da fala.

Segundo o HESE, "sempre que sentir sintomas como rouquidão persistente por mais de 3 semanas sem melhoria, sensação de irritação ou muco na garganta, tosse, ou catarro recorrente, que afetam a sua saúde vocal, deverá solicitar uma consulta de patologia da voz junto do seu Médico de Família. Os pedidos de consulta são triados de acordo com a prioridade e dirigidos para a respetiva consulta consoante a gravidade. “A consulta decorre sempre com todas as condições de segurança, tanto ao nível dos equipamentos, que são todos esterilizados e higienizados, como no que se refere ao cumprimento de todas as normas de segurança e uso de equipamentos de proteção individual, por parte dos profissionais. Por isso, é uma consulta em que o utente deve sentir-se seguro e não ter qualquer receio de comparecer”, explica Dulce Nunes, Diretora do Serviço de Otorrinolaringologia."

Hoje, dia 16 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Voz.

A comemoração deste dia tem como objetivo, refere o Hospital de Évora, "consciencializar a população e os profissionais de saúde para os problemas relacionados com a voz. Para ter uma voz saudável lembre-se de manter uma intensidade adequada da voz, não fumar e evitar ambientes com fumo, evitar ambientes com muito barulho, beber muita água, evitar locais com ar condicionado, evitar mudanças de temperatura bruscas, evitar o consumo de bebidas com cafeína, alcoólicas e gaseificadas, promover a ingestão de alimentos e bebidas à temperatura ambiente, efetuar uma limpeza nasal e da orofaringe eficaz, falar devagar, pausadamente e com ritmo e manter uma postura corporal adequada, melhorando a respiração e, desse modo, a sua voz."

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Junho 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30