07 Ago. 2022
Augusta Serrano;
Fadistices
20:00-21:00

Evora

Hospital de Évora recebe membros do Consórcio do Projeto Valkyries!

Regional Escrito por  28 Jun. 2022

Nos dias 20 e 21 de junho de 2022, o HESE recebeu membros do consórcio do projeto financiado pelo programa Horizonte2020 VALKYRIES: Harmonização e Pré-Padronização do Equipamento, Formação e Procedimentos Táticos Coordenados para a instalação de Veículos de Primeiros Socorros em Catástrofes Multivítimas Europeias.

Segundo avança o Hospital, numa informação agora divulgada, no dia 20, decorreu a receção aos membros do consórcio, no HESE, que incluiu um momento de reunião e uma visita aos Serviços de Urgência e ADR, e no dia 21, os trabalhos tiveram lugar na sede da Proteção Civil de Évora. A comitiva reuniu membros do consórico e profissionais do HESE a desenvolver atividades no projeto, nomeadamente, o Dr. João Pedro Assunção, gestor do Projeto, Dr. Miguel Gaspar, gestor de operações do Projeto, Enfª. Vanda Ferreira e Engª. Susana Neves, presentes pela experiência e aporte técnico no contexto de situações de emergência e catástrofes.

Foram abordadas temáticas no contexto do VALKYRIES, principalmente duas vertentes de grande relevo para o HESE. A primeira, uma visão de progresso e modernização da atividade formativa dos profissionais de saúde do HESE, através de diálogo com entidades especializadas em modelos de formação com vários níveis de acreditação em Espanha (como o SUMMA112 e TASSICA, ambas membros do projeto), com o objetivo de aumentar a capacidade de resposta face a cenários de eventos de catástrofe multivítimas. A segunda vertente, discutida na sede da Proteção Civil de Évora, e que contou com, além dos intervenientes acima referidos, elementos da Junta da Extremadura, Proteção Civil de Évora, INDRA (organização coordenadora do projeto VALKYRIES) e PARTICLE, empresa tecnológica em colaboração próxima com o HESE, assentou no desenvolver de atividades com foco na elaboração de um simulacro transfronteiriço, sendo este um caso de estudo do projeto, com impacto tanto em Espanha como em Portugal. Foram estabelecidos os alicerces para a colaboração entre partes, para que se consiga realizar um simulacro o mais próximo da realidade, sendo para tal fulcral a participação de todos os agentes acima referidos.

O HESE surge neste projeto como foco de ação principal em caso de incêndio/catástrofe transfronteiriça. Assume-se como entidade de resposta primária ao evento, sendo que o seu principal papel é o de partilha de conhecimento com o consórcio do projeto VALKYRIES acerca da sua metodologia de trabalho e de orientações nacionais de resposta a catástrofes, de forma a colmatar diferenças existentes entre estados soberanos (Portugal/Espanha) e implementar um sistema tecnológico (SIGRUN) que permita a partilha de dados entre equipas de resposta de ambos os países em tempo real e sem perda de dados vitais. Este conjunto mínimo de dados servirá de apoio à construção da aplicação SIGRUN. A juntar a este objetivo comum, estão formas de agilizar o processo de triagem em cenários multivítimas e o processo de atuação das equipas de primeira resposta, estando a ser desenvolvidos esforços para a realização de formações neste contexto do projeto.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Agosto 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31