11.5 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Idosos e famílias monoparentais pedem cada vez mais ajuda ao BACF

O Banco Alimentar Contra a Fome (BACF) de Évora recolheu no passado fim-de-semana, 1 e 2 de junho, 45 toneladas de bens alimentares, resultado das doações recolhidas por todo o distrito. Comparativamente com maio de 2012, houve este ano uma quebra de aproximadamente 2%, o que se traduz em menos 1000 quilogramas. Ainda assim os resultados são muito positivos tendo em conta as dificuldades que o país atravessa, considerou Francisca Sousa, Coordenadora da Comissão de Imagem e Relações Públicas do BACF.

Em declarações à Rádio Campanário, a representante ressalvou a generosidade da população e adiantou que os alimentos vão permitir ajudar entre 8 000 e 10 000 pessoas no distrito. Francisca Sousa disse que, à semelhança do que tem acontecido no resto do país, há cada vez mais pessoas a pedir ajuda, sendo que os idosos continuam a ser aqueles que pedem mais ajuda, havendo cada vez mais famílias monoparentais a recorrer ao banco.

{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/bacf%20evora4junho.MP3{/saudioplayer}

A campanha do Banco Alimentar durou dois dias, mas ainda é possível doar alimentos, até ao próximo dia 9 de Junho, seja de forma online, no sítio www.alimentestaideia.net ou então através da Campanha Vale, presente em muitas superfícies comerciais. A par da doação de alimentos, decorre permanentemente a Campanha papel por alimentos: cada tonelada de papel entregue à instituição equivale a 100€ de alimentos básicos. Desde 2012 já foram entregues mais de 200 toneladas de papel ao Banco de Évora, pelo que todos aqueles que não possam contribuir de outra forma, são convidados a entregar o material para reciclagem nas instalações eborenses.

 

A nível nacional, foram recolhidas 2 445 toneladas de produtos alimentares em 1.181 superfícies comercias, para onde foram mobilizados 39.200 voluntários. 2.221 Instituições de Solidariedade Social vão beneficiar das doações, que depois entregam os produtos às 389.200 pessoas sinalizadas. De acordo com os dados da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, em 2012 foi distribuído um total de 28.323 toneladas de alimentos, com o valor estimado de 39.651 milhões de euros.

Populares