Imprimir esta página

“Integro as comissões de Agricultura e Pescas e Administração Pública como efetivo, na Assembleia da República”, diz Norberto Patinho (c/som)

Regional Escrito por  15 maio 2022

Norberto Patinho, Deputado na Assembleia da República pelo Partido Socialista esteve presente no primeiro dia do evento Soil to Soul , que decorreu este fim de semana em Alandroal. À margem deste evento a Rádio Campanário falou com o deputado acerca das comissões que integra para os próximos 4 anos de trabalho.

Norberto Patinho começou por referir que integra várias comissões, "estou efetivo em duas comissões, uma delas é de Agricultura e Pescas, e faço parte da Comissão de Administração Pública, Ordenamento do Território, Descenralização e Poder Local". Como suplente o deputado referiu " faço parte de uma outra que é da Comissão de Defesa."

O deputado do PS explicou que ainda que tenha sido designado para estas comissões, "nós independentemente de fazermos parte ativamente de uma Comissão, por exemplo neste momento com a discussão do orçamento nós participamos nas reuniões de todas as comissões, desde que tenhamos interesse ou que entendemos que que é importante a nossa participação".

Também "ao longo do período legislativo, a nossa presença quando por vezes toca a assuntos regionais ou outros que sejam do nosso interesse, nós podemos participar em todas as comissões".

Questionado sobre se já tinha alguma proposta de Lei para apresentar para o Alentejo, Norberto Patinho referiu que para já não, pois "temo-nos debruçado sobretudo, sobre o orçamento. Está a ser agora discutido, estamos naquela faseque teria sido normal à 180 dias, onde os partidos responsavelmente diriam: pronto não concordamos."

Norberto Patinho referiu ainda que "apesar de o orçamento estar pronto desde essa altura, há muitas alterações profundas no mundo, que nos levam a limar esse mesmo orçamento e a apresentar propostas." Segundo o deputado, "o grupo parlamentar tem se dedicado muito em adaptar algumas das medidas do orçamento à realidade atual."

As consequências da invasão da Rússia à Ucrânia já afetam toda a europa e muitas medidas tem que ser tomadas pelos governantes. Segundo o deputado "infelizmente estamos num mundo cheio de incógnitas e tendo por base a invasão da Ucrânia pela Rússia, que nós pensávamos que não podia acontecer no mundo em que vivemos," acrescentando que "este será um orçamento que se for necessário terá que ser adaptado a cada momento".

Em conclusão Norberto Patinho referiu que "vivemos num mundo em mudanças constantes, mas oxalá que as coisas melhorem e que o orçamento que temos e a forma como ele está a ser concebido, se possa adaptar a algumas transformações ou algumas alterações que venham a acontecer no futuro próximo".