7.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 26, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Jovens vencedores do concurso Europan impedidos de concretizarem projetos, por descompromissos da autarquia calipolense

Europan 12 – Portugal teve a cerimónia de encerramento nacional, no dia 13 de maio, onde foram entregues os Prémios, colocando em Exposição Nacional as Propostas Entregues a Concurso e terminando com o lançamento do Catálogo e o Livro dos Resultados.

O concurso Europan decorre, em 18 países e 60 cidades europeias, participam cerca de 2000 equipas de jovens profissionais com menos de 40 anos, das áreas de arquitetura, urbanismo, paisagem e outras relacionadas com questões urbanas, que propõem soluções inovadoras e adaptáveis para problemas emergentes nas cidades europeias.

Vila Viçosa integrou as 64 propostas concorrentes, em Portugal, de requalificação para os municípios, tendo conquistado um prémio e uma menção honrosa.

O arquiteto português Bruno Oliveira Rodrigues, com o projeto “Between Landscapes” – Entre Paisagens, foi o vencedor em Vila Viçosa, mas segundo Pedro Brandão, o secretário-geral da Europan em Portugal, em declarações à lusa, o atual executivo da câmara calipolense “não terá respeitado o compromisso assumido pelo anterior executivo”, acrescendo que “estamos a falar de uma verba de cerca de 30 mil euros, onde se incluiu o prémio de 12 mil euros para o vencedor e de 6 mil euros para o segundo classificado”, asseverando ainda que “teve de ser a organização a suportar estes encargos”.

O responsável da Europan em Portugal considerou ainda que a autarquia de Vila Viçosa “penaliza os jovens profissionais que venceram o concurso e que gostariam de ver concretizadas as propostas que apresentaram para Vila Viçosa”.

Relembramos que a carta de apresentação de candidatura e o compromisso do promotor Europan 12, “A Cidade Adaptável”, e aprovação das condições de candidatura, foi o 8º ponto da primeira sessão ordinária da Assembleia Municipal, de 28 de fevereiro de 2013, tendo sido, à data, o ponto aprovado por maioria, com 15 votos a favor e duas abstenções.

Posteriormente, o atual executivo levou a reunião de câmara, que teve lugar nos paços do concelho, a 6 de novembro de 2013, a revogação das deliberações relativas ao Europan, “denunciar o protocolo, descabimentar e descompromissar todas as verbas comprometidas”, tratando-se do 3º ponto da reunião aprovado pela maioria CDU.

 

A Rádio Campanário encetou contatos para obter declarações do Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, sobre as recentes declarações proferidas pelo secretário-geral do Europan em Portugal, mas que até ao momento não se encontrou disponível. 

Populares