Imprimir esta página

NACIONAL

Lince Ibérico: Nasceram mais três crias. Veja aqui o momento do nascimento(c/vídeo)

Regional 13 Mar. 2021

De acordo com a informação avançada pelo ICNF- Institutoda Conservação da Natureza e das florestas, a fêmea Jabaluna pariu dia 12 de março pela quarta vez no Programa de Conservação Ex Situ do Lince Ibérico no Centro Nacional de Reprodução de Lince Ibérico em Silves.

Segundo a mesma publicação, teve 3 crias aparentemente saudáveis, fruto do seu emparelhamento com Hermes, e parece atendê-las bem. As crias mostram uma grande vitalidade.

Jabaluna, de 9 anos de idade, chegou ao CNRLI proveniente do Centro de Cría El Acebuche, Doñana, onde nasceu em 2012 numa ninhada de Boj e Damán II. Teve três gestações anteriores no CNRLI e 10 crias, das quais apenas 5 sobreviveram. Estas 3 novas crias levam o total às 13 crias, 4 das quais foram já reintroduzidas. O mesmo se espera desta nova ninhada.

Hermes, o pai de 10 anos, é filho de Caña e Flecha e nasceu no Centro de Cría de La Olivilla, em Jaén. Já foi pai de 4 ninhadas no CNRLI, com Fresa (4 crias) e Jabaluna (10 crias), tendo sobrevivido 7 crias, 6 das quais reintroduzidas na natureza. Eleva o seu total às 17 crias produzidas no CNRLI.

As crias da Juromenha têm a 12 de Março 13 dias e começam a abrir os olhos, no seu desenvolvimento normal.

Vídeo: ICNF-Página oficial de facebook