Alandroal

Livro infantil lançado no Alandroal está ser a entregue às “crianças que são desafiadas a criarem as suas histórias e enviar para a câmara, onde haverá prémios” diz presidente município (c/som e fotos)

Regional 01 Jun. 2020

Na manhã de hoje foi apresentado, no Castelo do Alandroal, o livro “Landroal D’Encantar” de Ana Paula Fitas. O momento contou com a presença do presidente do município do Alandroal e com a diretora regional de Cultura do Alentejo.

A autora, na apresentação, explicou que a sua ligação ao Alandroal é desde infância, pois viveu entre os 5 e os 13 anos na localidade e revela que “desde cedo soube que queria ajudar o Alandroal a contraria o isolamento que esteve presente durante séculos”.  

O livro surge, pois, enquanto pessoa, professora e estudiosa, considera “essencial a sensibilização das crianças para a leitura, enquanto instrumento de combate ao insucesso escolar. E, tendo em atenção o papel da escola nos nossos dias, decidi escrever estes contos,inspirados em dados reais, materiais e concretos, que serviram de base de ficção à construção emergente do meu imaginário. Cinco contos inéditos, histórias que se situam em locais concretos, com referência a topónimos e fatos etnográficos e históricos”, explica Ana Paula Fitas.

O presidente do município, João Grilo, esteve presente e referiu que esta apresentação já estava agendada antes da pandemia e foi decidido que se manteria “salvaguardando as questões de segurança”.

Sobre Ana Paula Fitas, refere que é “uma autora local, mas que tem uma grande experiência de trabalho nas áreas do património, de antropologia e tem sido uma parceira da câmara em muitos projetos E lançou-se agora pela primeira vez no trabalho destinado ao público infantil e decidimos abraçar este projeto porque achamos particularmente interessante”, visto ser um livro de contos sobre o concelho e o seu património.

Como forma de marcar este Dia da Criança, foi feita a apresentação do livro e o mesmo está a ser distribuído pelas crianças do concelho do Alandroal onde serão desafiadas a “criarem as suas próprias [histórias] e enviar para a câmara, onde depois teremos prémios para as melhores”, explica o autarca.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Julho 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31