Raia e Cardo Roxo apresentam Loendro, um disco inspirado na geografia poética de Alandroal.
O disco será apresentado em concerto hoje, 12 de novembro às 21h no Fórum Municipal Transfronteiriço de Alandroal. Loendro é o resultado de um trabalho de pesquisa, sobre a música e tradição oral do concelho de Alandroal, de António Bexiga (Raia), de Antony Fernandes e Carmina Repas Gonçalves (Cardo Roxo), Carla Magro Dias e uma produção da Câmara Municipal de Alandroal no projeto Raízes da Oralidade Música com o apoio da CIMAC.
Chama-se Loendro, e é o resultado de uma viagem pelo território geográfico, demográfico e emocional do concelho de Alandroal, com paragem demorada na sua paisagem sonora, sobretudo musical e literária.
Em declarações à Rádio Campanário, João Grilo, Presidente do Alandroal, garante que é através destas iniciativas que se preserva “a memória e dá-se uma nova roupagem. É uma nova interpretação, é um desafio que ajuda a preservar e a prolongar tradições no tempo. Todos os dias corremos o risco de mais uma tradição ou mais um canção se perder para sempre.”
O autarca acrescenta que “Todo o trabalho que estamos a fazer ao nível das tradições do concelho é encontrar formas de preservar e (garantir) que a cultura milenar do Alandroal chega às próximas gerações.”
João Grilo conclui referindo o apoio da CIMAC dizendo que “O financiamento deste projeto está com fundos comunitários através da CIMAC e é uma forma de o Município ter um pouco mais de orçamento para apostar na preservação e valorização da cultura.”
24 Mar. 2023 Regional
24 Mar. 2023 Regional
24 Mar. 2023 Regional
24 Mar. 2023 Regional
24 Mar. 2023 Regional
24 Mar. 2023 Regional