O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior lamenta profundamente o desaparecimento do Comendador Rui Nabeiro.
Presidente e fundador do Grupo Nabeiro - Delta Cafés, em 1961, Rui Nabeiro destacou-se como um empresário cuja visão era assente em dinâmicas e práticas inovadoras e na promoção da formação superior e profissional, princípios que aplicou em todos os domínios do seu trabalho e legado que deixou.
Na área da formação, deixa o Centro Internacional Comendador Rui Nabeiro, criado para desenvolver a formação contínua dos seus quadros e renovação e inovação das competências técnicas dos trabalhadores da empresa, tendo por base a ideia de que a valorização dos recursos humanos é o que está na base da capacidade competitiva do tecido empresarial.
Aliás, já este ano o Centro Internacional de Pós-Graduação Rui Nabeiro promoveu a conferência “O Ensino Superior Enquanto Dinamizador do Desenvolvimento e da Coesão Territorial”, em linha com as preocupações e prioridades definidas pela área governativa da ciência, tecnologia e ensino superior, demonstrando a capacidade de Rui Nabeiro estar atento aos desafios da sociedade atual.
Caracterizado como um homem empreendedor e de ética irrepreensível, Rui Nabeiro deixa ainda o Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro e o Centro Educativo Alice Nabeiro, em Campo Maior, cujos métodos de ensino se baseiam na inovação tecnológica e pedagógica, na promoção da criatividade e no espírito empreendedor.
No ano passado, Rui Nabeiro recebeu o grau de Doutor Honoris Causa, atribuído pela Universidade de Coimbra, pelo indiscutível mérito profissional e qualidades humanas de referência, e já em 2006 a Universidade Évora lhe tinha atribuído o mesmo título, pela sua defesa do ensino superior e da ciência e pelas suas preocupações com as alterações climáticas e defesa da biodiversidade.
O país fica hoje mais pobre ao perder uma referência do empreendedorismo nacional, que acreditava que a formação, a investigação cientifica e a inovação deviam ser a base do conhecimento aplicado ao setor empresarial e industrial do país.
03 Jun. 2023 Regional
03 Jun. 2023 Regional
03 Jun. 2023 Regional
03 Jun. 2023 Regional
03 Jun. 2023 Regional
03 Jun. 2023 Regional
03 Jun. 2023 Regional
03 Jun. 2023 Regional
03 Jun. 2023 Regional
03 Jun. 2023 Regional
03 Jun. 2023 Regional