26 Out. 2020
 

Borba

Misericórdia de Borba recebe menção honrosa BPI com projeto para “aperfeiçoamento do apoio domiciliário” com fisioterapia e animação social, diz provedor (c/som)

Regional 02 Out. 2018

A Santa Casa da Misericórdia de Borba recebeu uma Menção Honrosa, nos Prémios BPI e Fundação La Caixa, no valor de 48.071 euros, com a candidatura “Fisioterapia no domicílio”, numa cerimónia que teve lugar no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, esta segunda-feira, dia 1 de outubro.

Em declarações a esta estação emissora presente na cerimónia, Rui Bacalhau, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Borba, explicou que o projeto surge como um “complemento” ao apoio domiciliário, com um “serviço de fisioterapia e de animação sociocultural”.

 “Para muito destes utentes, a única alma e esperança ao longo do dia é a visita das senhoras do apoio domiciliário”

 

O apoio domiciliário é uma valência que considera de extrema importância, no combate ao isolamento e na proximidade com a população, que necessita destes cuidados todos os dias da semana.

Correspondendo ao lema da instituição «Sempre junto da comunidade», este projeto beneficiará a população de Borba, aponta, indo ao encontro das “populações que não têm já possibilidade de vir ao nosso centro de fisioterapia”, nomeadamente nos “sítios mais recantados” do concelho.

O dirigente considera que o prémio representa um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela instituição junto e em prol da população.

 “Estamos mais uma vez a provar que estamos junto da população e a trabalhar para a população”

 

Quando questionado sobre a viabilidade de acrescentar valências face às dificuldades existentes com as atuais, o provedor declara que “o nosso lema é servir a população, independentemente das condições económicas, e se somos ou não remunerados por esse serviço”.

Mais afirma que “as pessoas que estão nestes sítios mais desfavorecidos têm que ser tratados com a mesma lisura e com a mesma qualidade que aqueles que estão mais próximos do centro de decisão”, e assim acontecerá “enquanto a instituição tiver condições”.

O projeto ”Fisioterapia no domicílio”, visa proporcionar serviços de fisioterapia a idosos que não podem sair de casa e que se encontram em situação de isolamento, assim como capacitar uma unidade móvel com equipamentos como marquesa, ultrassom, pedaleiras e jogos cognitivos.

 

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31