7.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 26, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Município de Alandroal assume primeira intervenção na Capela de Terena (c/som)

O Município de Alandroal alerta para a necessidade de “uma intervenção de emergência” na Capela da Boa Nova, em Terena, para travar a degradação do imóvel, decorrente de infiltrações na cobertura.

Neste sentido, a Direção Regional de Cultura (DRC) do Alentejo e a Direção-Geral de Cultura e Património, vão desenvolver um estudo que indique “a intervenção mínima necessária para sanar os problemas de infiltrações na cobertura para já”, explica à RC João Grilo, presidente da Câmara Municipal de Alandroal.

O município assumirá estes encargos, que dizem respeito ao “valor mínimo de reparação de goteiras, de reparação de telhas”.

As infiltrações “prejudicam e degradam o interior”, pelo que foi ainda acordado ente as três entidades, “um estudo mais completo para toda a capela”, sendo mais aprofundado ao nível da cobertura, assim como de “reabilitação do interior, designadamente os frescos, os retábulos” degradados “pelo tempo e pelas águas”, e do exterior e envolvente do imóvel.

O autarca avança ser intenção do município “promover uma candidatura que possa ajudar a encontrar fundos comunitários” para a intervenção mais aprofundada no espaço.

Uma vez que tanto a autarquia de Alandroal, como a DRC do Alentejo têm orçamentos limitados, “a não se conseguir candidatura, de alguma forma, a intervenção fica mais limitada e com menos possibilidade de acontecer”.

Entretanto, a Capela da Boa Nova continua aberta e visitável, sem perigo para os visitantes e sem ser prevista nesta primeira fase, a necessidade de encerramento no decorrer das obras.

Classificado como Monumento Nacional, a igreja também conhecida como Santuário da Nossa Senhora da Assunção da Boa Nova, data do século XIV.

Populares