Estremoz

Museu de Berardo em Estremoz tem abertura prevista para outubro

Publicado em Regional 17 junho, 2019

O empresário Joe Berardo prepara-se para inauguração, em Estremoz, o museu do azulejo, cuja abertura está prevista para outubro e implica um investimento de mais de 2,6 milhões de euros, comparticipado em 85% por fundos comunitários.

A Associação Coleções (AC) prevê a abertura do museu do azulejo, que será designado por Museu Berardo Estremoz, para outubro deste ano no Palácio dos Henriques, também conhecido por Palácio Tochas, avança o jornal Público.

Ao jornal o presidente do município de Estremoz, Francisco Ramos, admite que os riscos resultantes da instalação dos dois museus “não são evitáveis”, mas garante que os direitos e as obrigações das partes estão “claramente definidos” e “salvaguardam os interesses da autarquia”.

O novo museu irá ocupar um edifício construído no início do século XVIII, declarado de interesse público e que se encontrava muito degradado. No entanto o montante aplicado visou a recuperação integral do edifício, tendo a obra sido acompanhada pela Direção Regional de Cultura do Alentejo.

O novo Museu Berardo Estremoz vai expor cerca de 1500 painéis da coleção de azulejos de Joe Berardo, composta por exemplares do século XV até à atualidade. Contudo está previsto que este novo espaço museológico acolha também obras das outras coleções do empresário, que possui acervos de arte déco e arte nova, mas também de arte africana ou de cerâmica.

Joe Berardo está a preparar para breve a abertura de dois museus em Estremoz para a coleção de azulejaria do empresário madeirense e outro para a sua coleção de arte africana.

Rui Gaudêncio

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Julho 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31