Evora

Novo Banco cede relevante pintura de Pieter Bruegel ao Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo em Évora

Regional 10 Abr. 2019

O Novo Banco e a Direção Regional de Cultura do Alentejo vão assinar esta quinta-feira, 11 de abril, um protocolo para a cedência de uma das mais relevantes obras da Coleção de Pintura da entidade bancária, a pintura flamenga do século XVII, assinada por Pieter Bruegel (o jovem) “Festa de casamento”.

Esta pintura, que esteve fora do olhar do público e dos estudiosos nos últimos 70 anos, é um contributo do maior interesse para o Corpus da obra de Bruegel (o jovem), e vai passar a estar exposta em Évora no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo.

A assinatura do protocolo com o Museu em Évora, vai contar com a presença da Secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira, da Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira e do CEO do Novo Banco, António Ramalho.

Esta pintura de Pieter Bruegel (o jovem) reproduz um tema da autoria do pai, Pieter Bruegel (o velho), um dos primeiros pintores flamengos a interessar-se pela representação de temas rurais e festas camponesas ao ar livre. Pieter Bruegel herda a oficina do pai e ao longo de mais de meio século dará continuidade à sua obra, fazendo pinturas ao estilo do pai.

A sua obra, de exímia competência técnica no desenho e na pintura, traz também novos contributos no modo de representar a narrativa, com diversas inovações na iconografia dos temas rurais e populares. Bruegel capta o instantâneo, representa o ambiente da festa na fugacidade do momento: os músicos tocam, os convidados comem, bebem, conversam, distribuem-se as sopas, enchem-se os jarros de vinho.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31