09 Fev. 2023
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
22:00-04:00

Alentejo

“O Alentejo está muito exposto a comportamentos aditivos e de risco; há que refletir e prevenir” diz Paulo Jesus, CRI Alentejo Central(c/som)

Regional Escrito por  01 Dez. 2022

O CRI AC (Centro de Respostas Integradas do Alentejo Central) vai realizar o seu IV Encontro, subordinado ao tema Carpe Diem - A vida Única ou a Vida num só dia.

A iniciativa, realizada em parceria com a Universidade de Évora e com a Associação Académica da Universidade de Évora, vai decorrer  no auditório Nobre da Universidade de Évora, dias 13 e 14 de Dezembro.

Uma vez ultrapassados os desafios da pandemia, o Centro de respostas retoma as dinâmicas de criação de momentos de reflexão temática em torno dos comportamentos de risco e adições.

A Rádio campanário falou com Paulo Jesus, coordenador do Centro de Respostas Integradas do Alentejo Central sobre os objetivos deste encontro.

Paulo Jesus começou por adiantar à Rádio Campanário “o objetivo geral deste encontro passa por refletir a temática dos comportamentos de risco e a temática dos comportamentos aditivos, em particular na região Alentejo”.

O responsável pelo centro de Respostas do Alentejo Central sublinhou que “o Alentejo é uma região muito exposta a estas questões e todos os momentos de reflexão que possamos alocar a esta temática são fundamentais” realçando ainda que o tema escolhido para este ano, Carpe Diem, “traz subjacente a procura do prazer “.

Paulo Jesus considera que o período da Pandemia foi “um período de grande constrangimento e que nos expuseram a comportamentos de risco” sendo importante refletir sobre quais são os motivos que levam as pessoas a procurarem estes comportamentos de risco

No que diz respeito aos parceiros do Centro de Respostas Integradas do Alentejo Central, Paulo Jesus sublinha o papel preponderante da Associação Académica da Universidade de Évora realçando “é a maior associação juvenil do Alentejo e representa para nós um ciclo de vida fundamental onde os comportamentos de risco se manifestam e muitos se consolidam” não deixando contudo de acrescentar “nesta região em particular , precisamos de entidades comprometidas , num trabalho articulado , para a prevenção.”

No que toca à Universidade de Évora, o responsável salienta “a formação especifica da academia, tem estado sempre presente, quer na organização dos encontros, quer em outras ações de sensibilização.”

Com o lema, Carpe Diem - A vida Única ou vida num só dia, a organização do encontro, pretende discutir os paradigmas sociais e culturais em torno da busca incessante do prazer, fazem parte da reflexão temas como : em que medida as relações laborais contribuem para os comportamentos de risco , as conversas silenciosas nas redes sociais ou o prazer com os riscos.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas nas páginas oficiais do Centro.

A região Alentejo possui, em quase todos os ciclos de vida, os piores indicadores (entre outros) de consumos abusivo de álcool a nível nacional. O fenómeno, que afeta particularmente os mais jovens, constitui um elemento profundamente desorganizador do ponto de vista das várias dimensões das vidas dos indivíduos e comunidades. Há no entanto outros comportamentos de risco para os quais o Centro chama a Atenção.

O IV Encontro, que agora se realiza, pretende essencialmente que estes temas sejam debatidos e que sobre eles exista uma reflexão.

 

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Fevereiro 2023 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28