15.9 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 26, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

O ano 2012 em revista – II

Terminado o ano de 2012 é altura de balanços e a Rádio Campanário não foge à regra.

Durante 12 meses percorremos o Alentejo para lhe mostrar o que de melhor e pior se fez. Foram muitos quilómetros, muitas horas de trabalho sempre com o mesmo lema, o de informar com isenção, rigor e responsabilidade.

Fizemos a cobertura de festas, inaugurações, congressos, demos boas e más notícias e estivemos consigo em todas as horas.

Poderíamos enumerar todos os temas que tratámos mas quando terminássemos já estaríamos em 2014.

Deixamos apenas um breve resumo do que foi 2012 a nível local e regional.

 

– Em Julho os Bombeiros de Vila Viçosa celebraram 75 anos de existência. O mês foi de início de construções: em Borba o Primeiro-ministro colocou a primeira pedra no centro de apoio a deficientes profundos e em Estremoz arrancaram as obras de reabilitação do Palácio Marquês da Praia e Monforte. No Alentejo, a realidade das empresas não era a melhor, sendo que até ao principio de Agosto 96 já tinham pedido insolvência.

 

– Contudo outros aspetos surgiram. Em Redondo e Portel os Centros de Saúde foram inaugurados. Foi em Agosto que Idanha-A-Nova recebeu um dos maiores encontros de jovens de que há memória, com a presença de 17 100 Escuteiros no XXII Acampamento Nacional. O projeto de José Roquette em Alqueva foi cancelado, levando o presidente de Reguengos do Monsaraz, José Calixto, a mostrar-se “triste e apreensivo”.

 

– Setembro foi o mês em que Capoulas Santos foi nomeado para melhor Deputado Europeu. Também neste mês o Alentejo foi eleito a “Melhor Região do Turismo Nacional”. Mas o mês não foi marcado apenas por boas notícias: em Évora, a divida municipal de 82 milhões conduziu a um pedido de empréstimo. Em Ferreira do Alentejo começaram a ser desenvolvidas atividades de contestação devido ao abandono das obras da A26, esforços esses que se prolongariam durante o resto do ano. No Alandroal foi inaugurado mais um espaço, desta vez o Complexo Desportivo.

 

– Em Outubro Vila Viçosa recebeu o Conselho Nacional da União das Misericórdias Portuguesas, onde esteve o presidente, Manuel Lemos, garantindo que 2013 vai ser um ano muito difícil. No município calipolense, Luís Roma diz que o PAEL não serve à economia local e a Assembleia Municipal aprovou a agregação de duas freguesias. Em Borba foi inaugurado o lar de idosos, pelo Ministro Pedro Mota Soares. Em Alandroal o Plano de Reequilíbrio foio chumbado em sessão de câmara. Ainda em Outubro, foi assinado o contrato de financiamento da Praça de Touros de Estremoz.

 

– Novembro foi o mês em que a Rádio Campanário celebrou, em conjunto com toda a população, o 27º aniversário, tendo para isso organizado uma noite repleta de animação. Este foi também o mês em que ficaram conhecidos os números da Reorganização Administrativa do Território: no total, era prevista a extinção de 1170 freguesias em todo o território nacional. No Alandroal, depois do chumbo do Plano de Reequilíbrio Financeiro, a situação agravou-se com a condenação, por parte do Tribunal, de 900 mil euros a pagar pela Câmara por processos de 2001. Mais tarde, no mesmo mês, foi tornado publico que João Nabais não teria o apoio do PS para as autárquicas de 2013. Novembro ficou marcado pela Greve Geral sendo que no distrito de Évora registou-se uma adesão na ordem dos 75%. Foi neste mês também que aconteceu a suspensão de contratos na Marmoz, com trabalhadores a reclamar salários em atraso. Foi neste mês que António José Seguro visitou Vila Viçosa e convidou Roma a recandidatar-se. Em Évora, a multinacional Kemet reuniu com sindicalistas para dar conhecimento da intenção de avançar para o despedimento coletivo de 154 trabalhadores. O mês não terminou sem que António Ceia da Silva tenha sido reeleito, por unanimidade, presidente da Turismo do Alentejo.

 

– O último mês do ano começou, em Vila Viçosa, com a publicação da vigésima edição da Revista Calipole. Foi também neste mês que o Novo Centro de Saúde da vila abriu. Dezembro foi altura de comemorações, como foi o exemplo da Nova Aldeia da Luz que completou o 10º aniversário. Em Évora começaram também as celebrações da Fundação Eugénio de Andrade, que em 2013 completa 50 anos mas já este ano divulgou a abertura de dois novos espaços. O Alentejo teve ainda mais motivos para celebrar quando uma empresa canadiana confirmou a existência de ouro, sendo que a exploração deve começar entre o próximo ano e 2014. O final do ano ficou ainda marcado pelas movimentações politicas: Inácio Esperança demitiu-se do PSD, após 30 anos de militância, e integrou o Movimento de Independentes. Já antes António Jardim tinha seguido caminho semelhante ao integrar lista de independentes. Jorge Rosa foi reeleito Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa. 

Populares