30 Set. 2022
Augusta Serrano;
Fadistices
20:00-21:00

Vila Vicosa

“O Dr. Jardim é um exemplo para os Calipolenses e para o País de que se deve dar alguma coisa aos outros” diz Presidente da CM de Vila Viçosa(c/som e fotos)

Regional Escrito por  16 Ago. 2022

Celebra-se hoje o feriado municipal em Vila Viçosa, um dia instituído em homenagem ao Dr. Couto Jardim, médico e humanista calipolense, nascido a 16 de Agosto de 1879. Após concluír o curso de Medicina na Universidade de Coimbra deslocou-se para Vila Viçosa, para exercer a profissão de médico na terra que o viu nascer.

Foi um homem que cumpriu a sua missão com elevado profissionalismo e imbuido de um sentimento profundo de amor pelo próximo. Este benemérito foi esta manhã homenageado pelo executivo de Vila Viçosa, através da deposição de uma coroa de Flores junto ao seu busto, sito na Avenida bento de Jesus Caraça seguido da realização de uma Eucaristia na Igreja da Misericórdia de Vila Viçoa.

A Rádio Campanário esteve presente e falou com a Inácio esperança, Presidente da CM de Vila Viçosa sobre a importância desta data.

O Autarca começou por nos referir que “o Dr. Jardim marcou muito a década de 30, 50 e 60” explicando que “o Dr. Couto Jardim começou a trabalhar em vila Viçosa logo no início do século XX” ainda que””a memória que as pessoas tem dele é mais próxima, nomeadamente dos anos 50 a 60”.

O Presidente da Autarquia Calipolense destacou também que as pessoas de Vila Viçosa falam do Dr. Couto Jardim “com muito carinho” salientando tratar-se de um homem “abenegado, que a todos ajudou da forma que sabia e de forma muito competente."

Inácio Esperança realça igualmente que “o facto de ele não ter aceite a oferta que a Vila lhe fez de uma viatura para comprar um aparelho de radiologia, não era uma coisa que toda a gente fazia.”

O Presidente da CM de Vila Viçosa salienta ainda que, nos dias de hoje, “quando muitas vezes se confunde a medicina com dinheiro, o Dr. Couto jardim não olhou a nada disto e por isso hoje o recordamos.”

O Dr. Couto Jardim é um exemplo de que se deve dar alguma coisa aos outros e trabalhar com alguma abenegação”

Para o Edil “o Dr. Couto Jardim é um exemplo para todos os calipolenses mas também para o País” destacando ainda a sua prestação nos tempos da Gripe Espanhola considerando-a “muito importante, não só para Vila Viçosa, como para o Alentejo e para o País, através da criação de um xarope, em conjunto com o Dr. Vítor Monte e que ajudou muita gente .”

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Setembro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30