Imprimir esta página

Odemira

Alentejo

Odemira: Lançamento de nova plataforma digital para os mais novos

Regional 05 Jul. 2021

“Odete Educa” é o nome do novo projeto da Câmara de Odemira, que tem como alvo a comunidade local do ensino pré-escolar e 1º ciclo. A plataforma visa a introdução do mundo digital nas escolas e a promoção do acesso a uma educação de qualidade.

 

Segundo o que o município indicou numa nota enviada à Rádio Renascença, a iniciativa “trata-se de um software educativo que irá permitir um salto qualitativo no ensino básico, no âmbito do programa municipal OdeTe – Odemira Território Educativo, num investimento de 30 mil euros”.

 

O conteúdo da plataforma não será apenas as disciplinas escolares, mas também proporcionará conteúdos no âmbito da Educação para a Cidadania, e também sobre o território de Odemira, pretendendo promover “conhecimentos, competências e valores” e ajudar “as crianças a desempenhar um papel ativo na comunidade”. “A plataforma está concebida para potenciar a aprendizagem, a cooperação e partilha”, referiu a autarquia, podendo esta ser acedida através do telemóvel, tablet ou computador.

 

De momento, um grupo inicial de 30 professores é quem tem acesso ao novo software, sendo que, depois da fase de testes, este deverá entrar em funcionamento total no início do próximo ano letivo, a partir de setembro. Para além dos conteúdos já falados, os alunos poderão ainda contar com um mural, à semelhança de uma rede social e comunitária, onde poderão partilhar entre a turma e a escola ou agrupamento, e onde poderão também participar em desafios nacionais.

 

O projeto surge como complemento à oferta educativa “no seguimento da aquisição de 500 computadores e portáteis e 280 routers”, num investimento de 270 mil euros com financiamento do Alentejo 2020, através do Fundo Social Europeu, confirmou o município do distrito de Beja.