Alto Alentejo

Parque Natural da Serra de São Mamede celebra 33º aniversário com dia aberto e sessão solene

Regional 13 Abr. 2022

O Parque Natural da Serra de São Mamede (PNSSM), criado a 14 de abril de 1989, comemora esta quinta-feira os seus 33 anos. A efeméride será assinalada por um dia aberto ao público e por uma sessão solene agendada para as 14h30 de quinta-feira, que será encerrada pelo Secretário de Estado da Conservação e da Natureza, João Paulo Catarino.

O início da sessão solene contará com intervenções do presidente da CM Marvão, Luís Vitorino, e da Diretora Regional do ICNF do Alentejo, Olga Martins, seguindo-se a apresentação do ponto de situação dos projetos em curso neste Parque Natural: o projeto para o restauro de habitats e prevenção estrutural, o projeto de instalação e beneficiação da rede primária de faixas de gestão de combustível; e o projeto de promoção de silvicultura em mosaicos de parcelas de gestão de combustível. Após o encerramento da sessão será feita uma visita aos trabalhos em curso.

Abrangendo quatro concelhos – Arronches, Castelo de Vide, Marvão e Portalegre – o Parque Natural da Serra de São Mamede tem uma superfície de cerca de 56.000 ha. Neste território coabitam carvalhais, castinçais, sobreirais e azinhais, a par de mantos de giesta, esteva e carqueja, indicando estarmos numa fronteira entre as influências atlântica e mediterrânica, atestada por paisagens diversificadas. O Parque conta também com a presença de diversas espécies animais, com destaque para as aves de presa e os morcegos, para além de ser a zona do país com maior número de espécies de anfíbios e répteis.

Neste Parque Natural existem também inúmeros testemunhos do passado, das ruínas romanas de Ammaia, às caleiras da Escusa, a par de exemplos de arquitetura militar, como os existentes em Marvão, Castelo de Vide e Alegrete. 

A 28 de dezembro, o Parque Natural da Serra de São Mamede tornou-se na primeira área protegida do país a ter uma Comissão de Cogestão, concretizando-se um passo para a “gestão de proximidade das áreas protegidas”. O principal objetivo é valorizar esta área protegida, tendo por base a sua sustentabilidade, incidindo especificamente nos domínios da promoção, sensibilização e comunicação.

Este programa conta ainda com 4 programas, sendo eles: "Projeto de restauro de habitats e prevenção estrutural no Parque Natural da Serra de São Mamede (POSEUR/ FA)", Projeto de instalação e beneficiação da rede primária de faixas de gestão de combustível (FFP), Instalação e beneficiação da rede primária de faixas de gestão de combustível (PSF), Apresentação do projeto promoção de silvicultura em mosaicos de parcelas de gestão de combustível (FA).

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Junho 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30