Cuba

Ponte Romana em Cuba danificada pela instalação de olival intensivo sem licença

Regional 04 Out. 2018

A Ponte Romana de Vila Ruiva em Cuba, que faz a ligação entre esta localidade e Albergaria dos Fusos, foi danificada por obras privadas, que realizavam um olival intensivo, sem licenciamento.

O caso foi reportado pela autarquia de cuba, no distrito de Beja, à RTP, onde, de acordo com o esclarecimento do presidente da Câmara de Beja, João Português, quando o município foi alertado já havia danos visíveis na ponte.

A esta estação televisiva, o autarca explica que foram colocadas “bombas e cimento dentro da estrutura” do imóvel, tendo sido realizadas uma série de obras que “estavam sujeitas a licenciamento prévio, mas que a autarquia não foi contactada para isso”, afirmou João Português, acrescentando que esta intervenção “nunca seria autorizada”.

Já Ana Paula Amendoeira, presidente da Direção Regional de Cultura, que está agora a averiguar os danos causados no imóvel, afirma que as ações ali realizadas “configuram crime”, esclarecendo que “as bases da ponte foram atravessadas por tubagens de rega”. Contudo, a responsável reconhece qua esta entidade “não tem tido a capacidade legal e penal dissuasora para que esses crimes não aconteçam”.

No entanto, a autarquia impediu que as obras continuassem e já avançou com uma queixa para o ministério público, que por ser um imóvel classificado a pena de ir de dois a oito anos de prisão.

Caso está agora entregue ao Tribunal.

(Imagem RTP)

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Setembro 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30