20 maio 2022
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
22:00-23:00

Portalegre - Centro Documental de Património nasce nos Antigos Paços do Concelho

Portalegre - Centro Documental de Património nasce nos Antigos Paços do Concelho visitarportugal.pt
Regional 28 Abr. 2021

Este investimento, que ascende ao milhão e 181 mil euros, é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Alentejo 2020 – PORA, tem um prazo de execução de 365 dias, e segundo a empresa que venceu o concuros público para a empreitada, a obra deverá arrancar já no mês de Maio.

A presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Adelaide Teixeira assinou na tarde desta quarta-feira o auto de consignação para a empreitada de reabilitação e reconversão do edifício dos Antigos Paços do Concelho para Centro Documental de Património.

Enquadrada na política de renovação urbana e de conservação do património na Zona Histórica da cidade que a autarquia tem vindo a implementar, este projecto vai permitir instalar neste emblemático edifício, que serviu durante anos como a sede do poder local, um Centro Documental de Património, «uma valência fundamental para o Município, contribuindo para a salvaguarda do seu património arquitetónico, histórico e cultural, assim como também para a preservação da identidade e memória coletiva da população do concelho», sublinha a edil portalegrense.

Tendo em consideração a sua localização estratégica do ponto de vista turístico, será também instalado neste edifício um Posto de Turismo, pensado para acolher os visitantes desta zona da cidade.

Para a Presidente da Câmara esta é, «sem dúvida, uma obra emblemática e há muito esperada, que vem enobrecer a cidade de Portalegre e o seu centro histórico», salientando ainda que o projecto é da autoria do arquitecto Sequeira Mendes, e que irá ser recuperada a fachada original do edifício, a qual está classificada como sendo de interesse nacional.

A autarca sublinhou ainda que a esta obra só agora se irá concretizar devido à alteração do valor da empreitada que foi necessária fazer para os concursos públicos a que foi sujeita, uma vez que, neste momento, e a nível nacional, há uma grande procura e o valor de mercado, consequentemente, está mais elevado.

Em termos funcionais, o Centro Documental será constituído pelas seguintes áreas: Receção e atendimento; Sala de leitura e consulta documental; Salas de receção e tratamento de documentos; Sala de conferências (espaço do antigo Salão Nobre); Salas de depósito de documentos; Sala de servidores e de arquivo digital; Áreas técnicas.

Recentemente, a Câmara Municipal de Portalegre concluiu o procedimento de Classificação do Edifício dos Antigos Paços do Concelho de Portalegre, como Monumento de Interesse Municipal (MIM).

Localizado na Praça do Município, este edifício Filipino, datado de 1634, é constituído por dois pisos. A sua arquitetura, também designada político-administrativa, apresenta uma fachada sóbria, onde sobressai uma carga decorativa, que indica a importância do edifício.

Foi construído, muito provavelmente de raiz, para a utilização que lhe foi dada até 2006 como Paços do Concelho, tendo por isso uma importância histórica e simbólica muito grande para a comunidade Portalegrense.

In Jornal Alto Alentejo

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Maio 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31