19 Ago. 2022
Augusta Serrano
Ecos da Planura
09:00-11:00

Radio Campanario

Alentejo

Evora

Recital de violoncelo e piano este sábado em Évora(Atualização)

Regional Escrito por  06 Jul. 2022

Um recital de violoncelo e piano é a próxima proposta, para este sábado, do 23.º ciclo de concertos “Música e Outras Artes nos Claustros”, que está a decorrer em Évora, revelou a organização.

Segundo a Associação Eborae Musica, o recital vai contar com Samuel Santos (violoncelo) e Gonçalo Simões (piano”, realizando-se no Convento dos Remédios, às 21:30, como noticiado pela Lusa.

Segundo a informação avançada à Rádio Campanário, por nota de imprensa, o Concerto terá lugar no Teatro Garcia de Resende local emblemático da cidade.

O Ciclo prossegue no dia 10 de julho, ás 21h30 com um Recital de Violino e Piano por Lilia Donkova (violino) e António Rosado (piano) que terá lugar no Teatro Garcia de Resende às 21h30..

Programa: C. FRANCK – 200 anos - Sonata para violino e piano em Lá Menor:

1. Allegreto ben moderato, 2. Allegro, 3. Recitativo-Fantasia: Bem moderato,

Alegretto poco mosso

J. BRAHMS - Sonata para violino e piano: 1. Allegro, 2. Adagio, 3. Un poco presto  

e com sentimento; 4 – Presto agitato.

 

Lilia Donkova -  Lilia Donkova, neta de um dos mais famosos compositores e pedagogos búlgaros, Bentzion Eliezer, nasceu em Sófia, Bulgária. Terminou o curso superior e a pós-graduação na Royal Academy of Music de Londres com a prof. Lydia Mordkovich, recebendo um prémio especial pelo seu exame final.  Ainda como jovem e durante os seus estudos na Royal Academy foram-lhe atribuídos vários prémios e bolsas de estudo. É doutorada pela Universidade de Évora.  Apresentou-se em grandes salas recebendo excelentes críticas pelas suas atuações. Em 2009 Lilia gravou o seu primeiro CD intitulado Cantabile que inclui algumas das mais famosas peças escritas para violino e piano. Em 2014 iniciou um projeto com o acordeonista Gonçalo Pescada que já conta com um álbum editado – Symbiosis.  Lilia é concertino da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras Toca num violino italiano V. Postiglione (1879) e um arco francês E.A.Ouchard.

António Rosado - António Rosado tem uma carreira reconhecida nacional e internacionalmente.  Após a conclusão do Curso Superior de Piano no Conservatório Nacional de Música de Lisboa parte para Paris, e aí vem a ser discípulo de Aldo Ciccolini no Conservatório Superior de Música. Tocou com inúmeras orquestras internacionais e notáveis maestros. Laureado pela Academia Internacional Maurice Ravel e pela Academia Internacional Perosi, António Rosado foi distinguido pelo Concurso Internacional Vianna da Motta e pelo Concurso Internacional Alfredo Casella de Nápoles. Tem gravado vários discos. António Rosado detém o prestigiado grau de Chevalier des Arts et des Lettres., distinção concedida pelo Governo Francês em 2007.

As reservas para o espetáculo devem ser feitas para o Teatro Garcia de Resende – telefone 266 703112.

O próximo Concerto desde Ciclo são: dia 15 – Música sec XVII  XVIII (Orlanda Isidro -soprano), Peter Affourtit(violino), César Nogueira (violino), Gerhart Darmstadt (violoncelo barroco), Helena Raposo (teorba).

A Organização é da Associação Eborae Musica, entidade financiada pelo Ministério da Cultura- DGArtes, com Co-Produção da Câmara Municipal de Évora, e apoio de: Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Diário do Sul, A Defesa, Registo, Antena 2 e Rádio Diana. 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Agosto 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31