29 Jul. 2021
Nuno Rocha
Ponto de Contacto
11:00-13:00
×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 63
JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 68

Alqueva

Reguengos de Monsaraz: a decorrer o Water World Forum for Life, o evento global para a sustentabilidade.

Regional 04 Jun. 2021

A radio campánio está presente num dos maiores eventos sobre a água, o "Water world forum for life" - "Forum do mundo da água para a vida" e assistiu à conferência sobre a "Subida da água do mar nas cidades costeiras - previsões e desafios".

Esta conferência teve como Moderador o Jornalista Vitor Gonçalves, e contou com a presença dos oradores: Carlos Antunes, do Instituto Dom Luiz - FCUL - Universidade de Lisboa, Susana Costas - CIMA Universidade do Algarve, Claire Dufau - CLS (França), Primeiro Tenente António Tavares, do Instituto Hidrográfico - Marinha Portuguesa e de Bruno Lucas - Remote Sensing Scientist - EUMETSAT.

Os temas abordados fizeram referência ao impacto que a subida das águas do mar, motivada pelas alterações climáticas, os comportamentos humanos, e o seu comportamento, têm nas condições dos ecossistemas marítimos, na vida das populações e dos lugares.

A maioria da costa está coberta com satélites que permitem monitorizar, através de altimetria, a evolução do nível das águas do mar e assim permite fazer medições importantes para prever alterações e possíveis mudanças. 

Depois de recolhidos, estes dados permitem até prever a ocorrência de sismos, e medir a intensidade do seu impacto, usando o resultado destes dados para tomar decisões importantes relativamente a este aumento.

Foi também referido por um dos oradores, que um dos grandes desafios está em convencer os políticos a fazer alterações, para travar o problema das alterações climáticas e o aumento do nível da água do mar, chegando a referir que "os ciclos políticos são diferentes dos ciclos da terra" e que "o difícil é convencer os políticos a fazer alguma coisa, quando o interesse político se sobrepõe ao interesse de salvar o planeta", da mesma forma que considera "difícil convencer as pessoas que é preciso, muitas vezes, mudar a forma de pensar, mudar as suas vidas, as construções, os edificios em prol de salvar o planeta".

"As pessoas continuam a negar que isto (as alterações climáticas) existem e isto também é um problema, por isso mesmo é que é preciso que existam mais mensagens como esta", concluiu Carlos Antunes. 

 

 

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Julho 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31