Imprimir esta página

Reitora da UÉ decretou três dias de luto académico pelo falecimento de Manuel Ferreira Patrício

Regional 11 Set. 2021

Em comunicado, a Universidade de Évora indicou que a atual reitora da academia, Ana Costa Freitas, decretou três dias de luto académico pelo falecimento de Manuel Ferreira Patrício.

"Deixa-nos um considerável e eloquente legado, tendo sido um pioneiro, um homem que dedicou a sua vida, persistente e coerentemente, às suas convicções e a quem a UÉ e o país muito devem", considerou Ana Costa Freitas.

A reitora da UÉ realçou ainda que "o seu lugar na história e na memória desta academia está assegurado, não apenas pela sua erudição, mas também pela sua personalidade cordial, afável e atenta a todos os que o rodeavam".

Também o Presidente da República lamenta a morte do Professor Doutor Manuel Ferreira Patrício, académico, filósofo e pedagogo eminente, a quem o unia uma amizade de muitas décadas, conforme nota divulgada no portal da Presidência da República.

Ao longo de cerca de meio século, o Professor Manuel Patrício contribuiu de forma original para o estudo de figuras maiores do pensamento e cultura do século XX português, seja através da sua extensa obra, seja através do ensino e orientação de gerações de estudantes e jovens académicos.

Dum percurso profícuo e multifacetado, o Presidente da República gostaria ainda de enaltecer o seu extenso labor em prol da Universidade de Évora, instituição na qual teve um papel marcante desde a sua fundação e da qual foi Reitor entre 2002 e 2006.

O Presidente da República manifesta à família, aos amigos e à Universidade de Évora, sentidos pêsames por esta perda e exprime a gratidão por uma vida dedicada a servir e a estudar Portugal.

NM