#ARRAIOLOS

Sabia que a cor do tapete de Arraiolos atual não é a original? A doutora Ana Manhita explica a questão (c/som)

Regional 03 Dez. 2019

Ana Manhita, investigadora doutorada e química, realizou o seu doutoramento com base nos corantes dos tapetes de Arraiolos. Ana em declarações à Rádio Campanário confessa que o facto da indústria dos tapetes ser tão importante para a região e neste momento estar a “perder-se tanto” foi algo que a intrigava.

Motivada a valorizar esta tradição assumiu este projeto e revela que para além dos conhecimentos já antes adquiridos, após a tese, conseguiu saber mais sobre materiais que não se encontravam documentados até então.

Ana falou-nos do efeito da luz, sobre os corantes, dando o exemplo de certos tecidos que tinham sido tingidos com uma cor inicial diferente da atual, mudança essa motivada pelo efeito da luz que degradava a cor dos corantes.

Com este estudo, para além de se conseguir determinar a cor inicial dos tecidos dos tapetes de Arraiolos revelou-se ainda, que estes seguiam uma tendência oriental, mas à medida que o tempo avançou, os tapetes foram ganhando a sua própria identidade.

Em colaboração com o Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos, Ana conta que já foram feitas exposições, em que se deu a conhecer aos visitantes mais sobre o passado destes tapetes tradicionais.

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Fevereiro 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29