13.2 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 26, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Solução para dívida da água dos municípios está na “redução das perdas” da rede em baixa, diz presidente da EPAL (c/som)

A fatura substancialmente elevada da água que chega mensalmente às casas de vários municípios alentejanos, em muito se deve ao desperdício deste bem essencial, uma vez que os valores significativamente altos de perdas faz com que as autarquias acumulem dívidas às empresas responsáveis pelo abastecimento de água.

No entanto, o investimento na “redução das perdas de água” acaba por ser a única solução apresentada por José Sardinha, presidente da empresa responsável pelo abastecimento de água à autarquia de Borba, a EPAL (Empresa Portuguesa das Águas Livres).

“Reduzindo as perdas, a fatura de água que nos compram a nós reduz-se bastante”, disse o responsável, sublinhando que não cabe à empresa investir nas redes de água em baixa, pois esses sistemas “são geridos pelos municípios”.

Para José Sardinha, o investimento neste domínio traz uma “dupla vantagem” a esta e outras autarquias, uma vez que na fatura mensal vê-se “imediatamente o resultado” e a “redução de custos, permite investir”.

Populares