Portalegre

“Tão importante é um licenciado, como alguém que saiba executar bem o seu trabalho” não o sendo, diz Presidente da Câmara Municipal de Portalegre (c/som)

Regional 08 Fev. 2018

Decorreu esta quinta-feira, dia 8 de fevereiro, em Portalegre, uma Conferência Internacional subordinada ao tema “Qualificação, Emprego e Desenvolvimento Territorial: Novos Desafios”, organizada pelo IEFP, IP e pela CCDR do Alentejo.

Em declarações à RC, Adelaide Teixeira, Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, aponta a necessidade de “pensar o território de uma forma diferente e encontrar um modelo que dê resposta a estas questões”.

Apesar de no distrito de Portalegre o desemprego se encontrar abaixo da média nacional, a região é marcada pelo envelhecimento, falta de qualificações que correspondam às necessidades das empregas que surgem, desemprego de longa duração, e dificuldade na fixação de jovens e de empresas.

A conferência surge assim para “pôr a nu algumas fragilidades do nosso país e em especial da nossa região”.

Questionado se os problemas demográficos e a falta de qualificação que corresponda às necessidades das empresas que se fixam na região, poderá resultar em movimentação de pessoas qualificadas entre regiões, a autarca afirma que sim, defendendo a necessidade de “formar as pessoas para terem as capacidades e competências” necessárias para se adaptarem “aos diferentes tipos de trabalho”.

Em resultado de não se ter tido “essa visão” nos últimos anos, existe atualmente dificuldade em encontrar pessoas para empregos como canalizador ou eletricista, que não têm sido socialmente valorizadas. A autarca realça a necessidade de apostar na qualificação profissional, no sentido de eliminar estigmas.

“Tão importante é um licenciado, como uma pessoa que saiba executar bem o seu trabalho, é uma questão de mentalidade”, declara.

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31